Cultura alagoanaDicas de viagemNovidadesPasseios em AlagoasPraias de Alagoas

Turismo com acessibilidade em Maceió: confira dicas!

By 2 de julho de 2018 julho 18th, 2019 No Comments

Investir em acessibilidade, principalmente no turismo, é fundamental para que todos – com deficiência ou não – possam usufruir da maravilha que é viajar e conhecer novos lugares.

Maceió é conhecida por ser a capital nordestina com o maior número de quartos destinados a pessoas com algum tipo de dificuldade de mobilidade, de acordo com dados do IBGE. A fim de garantir uma experiência plena de acessibilidade a quem possui mobilidade reduzida, as opções de lazer também são muitas. Destacamos as principais para que você possa curtir com todo o conforto sua estadia na capital alagoana!

Cadeiras de descanso adaptadas em Maceió, Alagoas

Foto: Semtur / Reprodução

LAZER INCLUSIVO

O projeto Praia Acessível promove atividades esportivas e culturais periódicas para pessoas com deficiência em Maceió. As ações são realizadas na Orla da praia de Pajuçara.

Além disso, a cidade é pioneira no turismo acessível do Brasil. Isso porque as primeiras jangadas acessíveis foram feitas por aqui. A motivação para criar o transporte foi proporcionar às pessoas com mobilidade reduzida a possibilidade de visitar as famosas Piscinas Naturais do mar de Pajuçara.

As jangadas acessíveis possuem espaço facilmente adaptável para o transporte de pessoas que utilizam cadeira de rodas. Indivíduos com pouca mobilidade e adultos que estejam acompanhados de crianças também podem utilizar a jangada.

Além disso, pessoas com deficiência em Maceió têm a possibilidade de tomar banho de mar assistido. Com um simples agendamento, qualquer cidadão pode solicitar o serviço à Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e desfrutar de um passeio acessível com o uso de cadeiras anfíbias.

Esta é uma ótima opção de lazer para turistas, que podem permanecer por até uma semana com uma dessas cadeiras ou participar do projeto Praia Acessível, citado anteriormente.

Atividades Inclusivas Parque Municipal Maceió

Foto: Secom Maceió

PARQUE MUNICIPAL

Assim como o Praia Acessível,  a cidade ganhou, mais recentemente, o projeto Parque Acessível. O Parque Municipal de Maceió, principal reserva ambiental urbana, está apto para receber pessoas com deficiência. A iniciativa conta com um calendário de programações inclusivas, incluindo atividades físicas, educação ambiental e sociabilidade.

A reserva fica aberta ao público, de terça-feira a domingo, das 08h às 17h. Para obter informações sobre as atividades e programações voltadas às pessoas com deficiência, entre em contato pelo telefone (82) 98801.3651.

Associação Comercial de Maceió, Alagoas

Foto: Semtur / Reprodução

MUSEU ACESSÍVEL

Maceió conta também com atrativos culturais adaptados. Localizado na Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá, o Museu da Tecnologia do século XX possui acessibilidade total em suas dependências. O Museu do Comércio, no mesmo local, conta com instalações propícias para pessoas com dificuldade de locomoção.

Banheiro de hotel com acessibilidade em Maceió, Alagoas

Foto: Hotel Porto Jatiúca

HOSPEDAGEM ADAPTADA

No quesito hotéis, também existem opções de locais preocupados com a acessibilidade. O Hotel Porto Jatiúca é um desses exemplos. Prezando pelo conforto dos hóspedes que necessitam de acomodações adaptadas, o local conta com total acessibilidade às áreas comuns por meio de rampas. Os elevadores do hotel também contam com descrições dos andares em braille.

Além disso, dois apartamentos por andar contam com 24,1 m², visando proporcionar mais espaço em suas dependências. Isso é feito para que pessoas com dificuldade de locomoção possam transitar sem problemas pela área do quarto. No banheiro, barras de apoio estão localizadas em pontos estratégicos, como ao lado do vaso sanitário, próximo ao chuveiro e na entrada do local.

Aliás, existem duchas móveis e assentos nos banheiros acessíveis e não há boxes de vidro. Tudo isso para garantir a autonomia de idosos e indivíduos com mobilidade reduzida.

Agora que você conheceu alguns dos locais acessíveis de Maceió, que tal fazer uma visita? Reserve sua estadia agora e aproveite ao máximo um dos melhores locais para fazer turismo inclusivo do país!