Novidades

Artesanato alagoano: conheça esculturas em palitos de fósforo

By 16 de agosto de 2018 No Comments

O artesanato alagoano é muito rico e diversificado.

Quem visita Alagoas se encanta com as manifestações artísticas que encontra por aqui. Certamente, o artesanato alagoano é uma delas.

Artesanato alagoano em escultura de palito de fósforo, Maceió Alagoas

Foto: Itawi Albuquerque

Um dos trabalhos de artesanato alagoano que mais possui reconhecimento – tanto no Estado quanto nacionalmente – é o de Arlindo Monteiro, que produz arte a partir de palitos de fósforo. Através de suas obras, ele retrata as raízes da cultura alagoana e brasileira com toda a delicadeza que um trabalho desses exige.

Autoditata, o artesão descobriu na madeira uma oportunidade de expressar seu talento. Consequentemente, suas peças minúsculas em tamanho mas grande em detalhes e beleza o tornaram reconhecido. Porém, o artista trabalha não só com esse material. Além de palitos de fósforo, suas esculturas também são feitas em madeira de coqueiro, barro ou pedras. Devido a seu talento, Arlindo saiu do trabalho como metalúrgico para dedicar-se ao que ama fazer.

Leia também: Festival Alagoas feita à Mão – Homenagem aos artistas alagoanos

RECONHECIMENTO

Artesanato alagoano em escultura de palito de fósforo, Maceió Alagoas

Foto: Itawi Albuquerque

Descoberto pelo designer Hans Donner em uma de suas viagens a Maceió, após esse encontro o expoente do artesanato alagoano foi chamado para criar peças que figuraram na TV aberta e, consequentemente, alavancaram sua visibilidade. Para se ter uma ideia, seu trabalho apareceu na abertura da novela “Da Cor do Pecado”, exibida pela TV Globo em 2004 e que, em consequência de seu sucesso, já foi reprisada duas vezes. Só para exemplificar, neste vídeo o artista expõe as peças que fez inspirado nos personagens da trama. Confira a abertura clicando aqui.

Leia também: Conheça o doce caminho até o povoado da Massagueira

 DE ALAGOAS PARA O MUNDO

Artesanato alagoano em escultura de palito de fósforo, Maceió Alagoas

Foto: Itawi Albuquerque

Apesar de trabalhar com diversos tipos de madeira, foi com palitos de fósforo que o artesão conseguiu levar sua arte para o mundo. Recentemente, o artista representou o artesanato alagoano em grande estilo. Dessa forma, Arlindo já expôs seus trabalhos em diversos países da América Latina, a exemplo do Chile.

Entretanto o artesão, que já produz peças desse tipo há mais de 30 anos, continua vendendo suas obras no Mercado do Artesanato. Assim sendo, o espaço fica localizado no centro da capital alagoana e a 20 minutos de nosso hotel. Foi exatamente lá onde o artista iniciou sua trajetória e onde expõe suas obras até os dias de hoje.

E aí, curtiu conhecer a obra desse artista pra lá de talentoso? Então programe sua viagem a Maceió! Venha conferir pessoalmente o artesanato alagoano. Ademais, conheça outras coisas que fazem a capital alagoana ser uma das mais procuradas pelos turistas.