Cultura alagoanaDicas de viagemNovidadesPasseios em Alagoas

Conheça o bairro de Jaraguá em Maceió!

By 24 de agosto de 2018 março 8th, 2019 No Comments

O famoso bairro de Jaraguá, na cidade de Maceió, é o berço da capital alagoana.

Charmoso e imponente, o bairro de Jaraguá é repleto de história e impressiona quem passa por lá.

Isso se deve ao fato de o bairro ainda possuir muitos prédios no mesmo estilo arquitetônico do século XIX, época em que foi fundado. Além de ser uma verdadeira viagem no tempo caminhar pelas suas ruas, certamente o bairro de Jaraguá também é um local onde há muitas atrações turísticas de Maceió, Alagoas. Portanto, neste post, indicaremos as principais para que você possa conhecer o lado artístico e cultural da capital alagoana.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MACEIÓ

Fachada da Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá Alagoas
Foto: Francisco Aragão

A Associação Comercial de Maceió foi inaugurada em 1928. Desde então, o prédio se destaca na paisagem e arquitetura da capital alagoana. Sobretudo característico por seu estilo neoclássico, a edificação figura entre as mais representativas do Jaraguá, de Maceió e em todo o Estado. Sua fachada possui quatro colunas greco-romanas, que inegavelmente dão um ar de imponência ao local.

Museu do Comércio na Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá Alagoas
Foto: Anderson Inácio

O prédio situado no bairro de Jaraguá abriga em seu interior dois museus. Primeiramente, o Museu do Comércio de Alagoas possui itens utilizados no comércio alagoano durante o início do século XX. Dessa forma, podem-se encontrar livros, balanças, máquinas de escrever, mobiliário e uma infinidade de documentos que registraram transações comerciais importantíssimas ocorridas em Maceió e toda Alagoas na época.

Museu da tecnologia do século XX na Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá Alagoas
Foto: Anderson Inácio

Em seguida, o museu da tecnologia do século XX há exposição permanente de maquinários advindos do século passado. Dessa forma, não só itens de informática, como também impressoras matriciais e modelos dos primeiros disquetes são alguns dos objetos que podem ser encontrados por lá. Além disso, o museu no bairro de Jaraguá, em Maceió, também expõe mostras que contam algumas histórias da comunicação.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE ALAGOAS – MISA

Vista do Museu da Imagem e do Som de Alagoas, no bairro de Jaraguá Maceió
Foto: Wesley Menegari

O Museu da Imagem e Som de Alagoas – MISA é outro ponto turístico do bairro de Jaraguá. O acervo do museu é recheado de registros feitos com equipamentos de áudio e vídeo em Maceió e no resto do Estado. Devido a isso, dá pra conferir por lá uma variedade imensa de fotografias, fitas cassete e câmeras Super 8. Também há no acervo discos de vinil e CDs catalogados, máquinas fotográficas e até vídeo games das décadas de 80 e 90.

Por fim, o local também promove sessões de cinema periodicamente. Já na sua área externa, fica uma réplica em miniatura da Estátua da Liberdade, duas esculturas em forma de leão (que dão nome à praça) e um javali. Vale a pena visitar!

 Leia também: onde encontrar comida regional em Maceió

CENTRO CULTURAL E DE EXPOSIÇÕES RUTH CARDOSO

Fachada do Centro de Exposições, no bairro de Jaraguá - Maceió Alagoas
Foto: Reprodução

O espaço situado no bairro de Jaraguá, em Maceió, foi projetado para atender às mais diversas demandas da capital alagoana.

Interior do Centro de Exposições, no bairro de Jaraguá - Maceió Alagoas
Foto: Reprodução

O complexo construído no bairro de Jaraguá possui em suas dependências diversas salas e auditórios que abrigam, sazonalmente, congressos e eventos dos mais variados tipos. Além disso, também conta com um teatro onde é possível assistir a shows e uma grande variedade de atrações culturais.

ARQUIVO PÚBLICO DE ALAGOAS (APA)

Fachada do Arquivo Público de Alagoas, no bairro de Jaraguá - Maceió
Foto: Reprodução

O Arquivo Público de Alagoas (APA) possui em seu acervo uma coleção de textos manuscritos, datilografados e impressos. Esses documentos contam a história do século XVIII em Maceió e no Estado. Ademais, o espaço no bairro de Jaraguá possui uma seção nomeada “Memórias Reveladas”.

Nesse espaço, é possível obter informações relativas às lutas políticas e sociais. Tais  ocorreram durante o regime militar no Brasil. Todos esses itens e dados estão disponíveis para consulta.

Examinando documentos no Arquivo Público de Alagoas, no bairro de Jaraguá em Maceió
Foto: Arquivo Público de Alagoas / Reprodução

Leia também: conheça o artesanato alagoano feito com palitos de fósforo

CASA DO PATRIMÔNIO (IPHAN ALAGOAS)

Fachada da Casa do Patrimônio IPHAN Alagoas, no bairro de Jaraguá Maceió
Foto: Iphan Alagoas / Reprodução

A Casa do Patrimônio, onde fica a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em Alagoas, possui diversas peças e obras que contam a história do patrimônio material e imaterial de Maceió e do Estado.

Exposição permanente da Casa do Patrimônio IPHAN Alagoas, no bairro de Jaraguá em Maceió
Foto: Iphan Alagoas / Reprodução

Lá também é possível encontrar exposições como ‘A Invenção da Terra’, que mostra parte do trabalho da artista plástica Tânia de Maya Pedrosa. Por fim, o espaço no bairro de Jaraguá também serve de abrigo para exposições temporárias e apresentações culturais.

MEMORIAL À REPÚBLICA

Fachada do Memorial à República, no bairro de Jaraguá em Maceió
Foto: Reprodução

O Memorial à República é um espaço que fica de frente ao mar, no bairro de Jaraguá. O local em Maceió possui uma grande quantidade de informações sobre a República Federativa do Brasil. Por fim, o espaço conta com uma exposição permanente sobre os marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Imagens dos presidentes no Memorial da República, no bairro de Jaraguá em Maceió Alagoas
Foto: Reprodução

Além disso, há um salão onde é possível obter informações sobre todos os presidentes republicanos. Por fim, também dá pra conferir mostras itinerantes todo mês e são vindas de diversas regiões do país.

Gostou da nossa dica? Então separe um dia para conhecer o bairro de Jaraguá em Maceió! Sinta a atmosfera mágica que existe no local, você e sua família vão adorar!

Ah, aproveite para nos seguir nas redes sociais e se cadastrar em nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos como este e conhecer mais pontos turísticos de Maceió e todo o estado de Alagoas!