Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Dicas de viagemNovidades

Estresse no trabalho: saiba como identificar e resolver

By 8 de outubro de 2018 novembro 28th, 2018 No Comments

Anda tendo muito estresse no trabalho? Veja os principais sinais e saiba como resolvê-los!

Mulher com estresse no trabalho

Foto: Reprodução

O estresse no trabalho e a sensação de cansaço gerados pela rotina são normais. Contudo, algumas situações podem indicar que você está exausto e precisa dar um tempo dessa correria. Às vezes, para dar conta da carga de trabalho, você acaba vendendo suas férias e trabalhando, muitas vezes, mais horas por dia. Essas atitudes não fazem bem a você. Muito pelo contrário: acabam te deixando mais exausto.

Uma pesquisa da Glassdoor, empresa americana especializada em recrutamento e avaliação de empresas, aponta que 66% dos norte-americanos trabalham durante as férias. Certamente isso pode comprometer o desempenho no trabalho. Portanto, é preciso se atentar a certos sinais que seu corpo e a mente dão. É por isto que, no post de hoje, indicaremos os principais problemas apresentados por uma pessoa que está exausta e precisando urgentemente de férias. Acompanhe!

 

DIFICULDADE PARA DORMIR

Mulher com dificuldade para dormir por estresse no trabalho

Foto: Reprodução

Outra coisa que é afetada pelo estresse no trabalho é a qualidade do sono. Esse é um dos principais sintomas e desencadeia muitos outros, como cansaço contínuo, irritabilidade, ganho ou perca de peso em excesso, entre outros. Caso seja seu caso, talvez você esteja focado demais nos problemas do trabalho.


ERROS CONTÍNUOS NO TRABALHO

Cometer erros no trabalho é perfeitamente normal. Afinal, o ser humano é passível a enganos. Contudo, quando isso começa a acontecer com frequência pode indicar um desgaste emocional, que por consequência reflete na perda de concentração e também ao erro. Se esse é o seu caso, está na hora de dar uma desacelerada.

 

SEM ENTUSIASMO

A falta de disposição para enfrentar o dia, mesmo após um fim de semana, pode indicar cansaço excessivo. Outra coisa que é preciso se atentar é no gosto pelo trabalho: se você passou a odiar realizar determinadas demandas que adorava, é sinal de que algo está errado.

 

DIFICULDADE EM REALIZAR COISAS SIMPLES

Caso você esteja com dificuldade de realizar tarefas muito simples, que costumavam tomar pouco tempo do seu expediente e você executava com excelência, também pode ser uma consequência do estresse no trabalho. Isso pode ser um reflexo de falta de perspectiva, que afeta diretamente o funcionamento do cérebro.

 

SÓ PENSA NO TRABALHO

Caso você esteja pensando mais no seu trabalho do que em sua vida pessoal, algo está errado. Além disso, se você vive dizendo que não tem tempo pra nada por conta do trabalho, tome cuidado. Quem sofre com o estresse no trabalho tende a pensar nas demandas a realizar a todo o momento – mesmo que não esteja na empresa – o que colabora com a fadiga mental.

 

SEM SENSO DE HUMOR

Mulher chateada por estresse no trabalho

Foto: Reprodução

Se você deixou de se divertir com coisas simples e passa mais tempo aborrecido do que feliz, isso pode ser reflexo do estresse no trabalho. Principalmente se o humor está ligado, de forma direta ou indireta, ao que você executa em seu emprego.

 

FOLGAS NÃO ESTÃO RESOLVENDO

Quando mesmo aquele fim de semana em casa ou o feriadão longe da empresa não estão sendo suficientes para acalmar suas tensões, então é hora de dar mais um tempo para se desvencilhar do estresse no trabalho. Afinal, não ter disposição para os momentos de lazer é um indicativo de que algo não está certo.

 

VIDA PESSOAL AFETADA

Se você está perdendo momentos preciosos com a família ou sua ausência está gerando tensão entre seus relacionamentos pessoais, talvez seja a hora de dar uma desacelerada. Afinal, o estresse no trabalho pode gerar uma vida pessoal conturbada e diminuir significativamente a qualidade do serviço. Portanto, dar um tempo pode ser o que você precisa para se reconectar com a família e outros que o cerca.

 

PROBLEMAS DE SAÚDE

O estresse no trabalho em demasia é um dos sinais da exaustão. Portanto, quando isso ocorre, o corpo reage à tensão te alarmando em sinais de dores no corpo, cabeça, pés, estômago e desencadeando doenças como a gastrite e distúrbios como ansiedade e depressão. Contudo, muitos outros problemas de saúde podem surgir com o tempo e sem o devido cuidado.

 

Aproveite nossas dicas para dar uma desacelerada no ritmo de trabalho e começar a ter mais qualidade de vida! Temos aqui no blog alguns posts falando sobre planejamento de viagens e como escolher um hotel perfeito para se hospedar. Afinal, viajar faz bem ao corpo e à mente. Experimente!