DicasNovidades

Planejamento financeiro para viagem: dicas simples para começar o seu!

By 9 de outubro de 2018 No Comments

Faça um planejamento financeiro para viagem incrível seguindo nossas sugestões!

Viajar faz bem ao corpo, mas beneficia principalmente a alma. Afinal, conhecer novos lugares e culturas certamente é uma das melhores coisas a se fazer em momentos livres. Contudo, é preciso ter controle do quanto você pode investir para que esse hobby não comprometa seu orçamento familiar. Por isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro para viagem.

Isso por que, acima de tudo, não é uma tarefa fácil planejar sua renda para que os momentos de lazer, tão fundamentais para a saúde física e mental, fiquem de fora da sua vida. Por esse motivo, separamos algumas dicas de economia antes e durante a viagem para que você possa se planejar com assertividade e sem arrependimentos. Confira!

 

ESTUDE SEU ORÇAMENTO

Planejamento financeiro para viagem - orçamento

Foto: Reprodução

A situação econômica atual não permite que façamos grandes gastos. Afinal, o poder de compra tem diminuído em todas as classes. Isso põe o orçamento de muita gente em xeque. Entretanto, isso não significa que não possa fazer um planejamento financeiro para viagem. Caso você precise deixar de viajar ou adquirir um bem necessário. Por isso, é preciso saber exatamente o quanto você recebe e qual parte do orçamento está comprometida com as despesas básicas e necessidades.

Dessa forma, tome nota de todos os gastos fixos e tente poupar 10% do seu salário. Isso é necessário porque, estabelecendo um valor fixo de poupança por mês, você consegue saber o quanto terá guardado para realizar uma viagem. Além disso, conseguirá começar a planejar os locais para onde pode ir com aquele montante, quanto tempo pode ficar, os serviços e passeios que deseja usufruir, entre outras coisas.

 

CORTE GASTOS SUPÉRFLUOS

Planejamento financeiro para viagem - gastos desnecessários

Foto: Reprodução

Após estudar o seu orçamento e ver o quanto pode poupar, você pode melhorar seu planejamento financeiro para viagem aumentando a quantidade de dinheiro a ser guardada cortando alguns gastos desnecessários. Por exemplo: se a TV a cabo de sua casa não é utilizada com frequência ou o mesmo acontece com o Netflix, esses serviços podem ser cancelados. Certamente você possui alguma despesa fixa semelhante a essas que consegue facilmente ser retirada do orçamento familiar. Até mesmo os lanches do fim de semana ou jantares podem ser analisados. Acredite, esses valores fazem diferença no fim do mês.

 



 

COMECE A PAGAR O QUANTO ANTES

Planejamento financeiro para viagem - pagamentos antecipados

Foto: Reprodução

Para que uma viagem ocorra sem gastos excessivos, o ideal é se antecipar e pagar as aquisições mais caras com antecedência: passagens aéreas e hospedagem, além de determinados passeios, são alguns desses gastos. Como boa parte desses serviços pode ser adquirida online, é perfeitamente possível paga-los antes da viagem. Ah, outra coisa: planeje-se para quitar esses gastos antes da viagem.

 

CONTROLE OS GASTOS DIÁRIOS

Planejamento financeiro para viagem - Controle de gastos diários

Foto: Reprodução

Para que o planejamento financeiro para viagem dê certo, também é preciso que alguns gastos diários sejam reavaliados. Você realmente precisa gastar com um cafezinho se a empresa onde você trabalha oferece gratuitamente? Aquele docinho após o almoço, apesar de delicioso, quando multiplicado por 20 totaliza um valor considerável. Além disso, ao invés de por combustível no carro para trabalhar, estabeleça alguns dias para ir de transporte público. O planeta agradece e seu bolso também!

 

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Planejamento financeiro para viagem - Uso de aplicativos

Foto: Reprodução

Dá pra fazer todo o planejamento de viagem utilizando seu celular, computador ou outro dispositivo móvel. Uma opção de aplicativo barata e muito completa para esse tipo de planejamento é o Expensify, que além de ser voltado ao planejamento financeiro, registra automaticamente todas as despesas por categorias. Ou seja: ele organiza os dados como se fosse uma planilha.

Contudo, o mais interessante desse app é que ele utiliza a câmera como um scanner. Com isso, ele pode ler os valores, datas e locais dos recibos automaticamente. Dessa forma, ele transfere esses dados para a conta criada no aplicativo e não é preciso digitar nada para que isso aconteça. O aplicativo também pode, inclusive, escanear as notas fiscais e recibos das passagens aéreas e reservas de hotéis. Incrível, né? Você pode baixá-lo clicando aqui caso seu aparelho seja Android. Já aqui você pode fazer o download em dispositivos iOS.

 

Comece o quanto antes a se planejar para sua próxima viagem com nossas dicas! Aproveite também para conferir nosso post sobre planejamento familiar para viagens e algumas dicas para escolher o hotel ideal!