Culinária alagoanaDicas de viagemNovidades

Vinhos de verão: como tomá-los e acompanhamentos ideais

By 22 de outubro de 2018 novembro 28th, 2018 No Comments

Sabia que existem vinhos de verão? Descubra quais são e o que combina com eles neste texto!

Vinhos são bebidas que, geralmente, remetem ao frio. Contudo, nem todos os tipos precisam ser apreciados necessariamente nos períodos de temperatura baixa. Em algumas regiões, a exemplo do Nordeste, o calor predomina em boa parte das cidades. Dessa forma, nem sempre o vinho tinto, característico pelo seu sabor intenso, pode ser uma boa pedida.

Entretanto, quem é apaixonado por vinhos e não dispensa uma boa taça da bebida pode ficar despreocupado: existem rótulos perfeitos para ser consumidos durante o verão. Isso por que os vinhos de verão são leves e frescos, o que os fazem combinar perfeitamente com climas mais quentes, além de praias e passeios ao mar.

Por isso, no post de hoje, daremos algumas dicas de vinhos para o verão, além de algumas sugestões para acompanhá-los durante a degustação. Confira!

 

QUAIS VINHOS COMBINAM COM O VERÃO?

As preferências de vinhos para o verão são os brancos, rosé e espumantes. Afinal, eles possuem acidez mais destacada, leveza e caracterizam-se pela sua refrescância. Por isso, são os mais indicados para dias com temperaturas elevadas. Contudo, para aproveitar ao máximo a experiência, é preciso se atentar na temperatura ideal de serviço.

Portanto, anote: no caso dos vinhos brancos e espumantes, é recomendado servi-los quando estão refrigerados entre oito e 10 graus Celsius. Já os rosé, em sua maioria, são consumidos com temperatura entre 10 e 12 graus. Caso você sirva em temperatura menor do que as indicadas, a bebida pode “anestesiar” a boca e, consequentemente, fazer com que seu paladar não consiga diferenciar os sabores presentes nas bebidas, inviabilizando a apreciação.

 

ACOMPANHAMENTOS PARA VINHOS DE VERÃO

Caso você tenha dúvida sobre quais acompanhamentos são ideais para os vinhos de verão, temos algumas dicas. Esses petiscos são perfeitos para quem quer passar o dia na praia ou em frente à piscina saboreando um bom rótulo com pratos que aprimoram seus sabores. Confira!

  • Vinhos espumantes combinam perfeitamente com ostras e peixe agulha frito;
  • Vinhos rosé têm seu sabor realçado com camarão ao alho e óleo;
  • Já os vinhos brancos casam muito bem com uma tábua de queijos fatiados.

Além disso, tanto vinhos espumantes quanto brancos podem ser harmonizados com um prato que vai bem como entrada ou prato principal: salada. Portanto, também é uma ótima opção para quem deseja consumir vinhos de verão com acompanhamentos.

 

INDICAÇÕES DE VINHOS DE VERÃO

Por fim, para te ajudar na escolha, a equipe do Gran Cru Maceió indicou alguns vinhos de verão que se destacam pelo sabor leve e frutado. Por isso, eles certamente caem muito bem nos dias mais quentes. É perfeitamente possível, inclusive, saboreá-los na praia ou desfrutá-los enquanto faz um passeio ao mar. Confira quais rótulos fazem parte da lista e suas principais características, além dos acompanhamentos ideais para cada um deles logo abaixo:

 

BERNE MEDITERRANÉE

O Berne Mediterranée é um vinho rosé produzido no sudeste da França, mais especificamente na região dos campos entre Lorgues e Flayosc. Ele possui notas aromáticas e gustativas de frutas típicas do verão, como morango e framboesa fresca. Além disso, ele conta com acidez média e cor levemente rosada. Contudo, apesar de ser ideal para aperitivos, o Berne Mediterranée também cai muito bem acompanhado por comida mediterrânea, pratos orientais ou asiáticos.

Temperatura ideal para consumo: 8° a 10°C

 

NOCTURNO BRUT

Espumante produzido na vinícola Dante Robino, o Nocturno Brut é característico pela sua composição. Algumas frutas secas como pêssego, lichia, lima e maçã verde são matérias-primas na fabricação desse vinho de verão. Sua harmonização é simples de ser feita. Contudo, recomendamos que este vinho seja consumido com canapés, saladas, frutos do mar, carpaccios, massas ou tábua de frios. Sua acidez é acentuada e possui teor frutado médio.

Temperatura ideal para consumo: 6° a 8°C.

 

ERRÁZURIZ CHARDONNAY 1870

Foto Alexsander Ferraz/Reprodução

Este vinho branco, importado do Chile, possui sabor de frutas tropicais e cítricas. Sua acidez média e frutado marcante, em conjunto ao aroma, remetem a notas de abacaxi e limão. Para harmonizá-lo, recomendamos que esse vinho de verão seja consumido com peixes, massas ao alho e óleo ou palmito.

Temperatura ideal para consumo: 10° a 12°C

 

BARONE MONTALTO PINOT GRIGIO

Originário da região de Sicília, na Itália, este outro vinho branco da nossa lista possui notas olfativas de maçã verde, maresia e pêssegos. Já durante a degustação, são perceptíveis os toques de limão siciliano, pêssego e limas da pérsia. Com acidez acentuada e frutado médio, esse vinho de verão combina perfeitamente com pratos à base de camarão, mexilhão e massas ao molho bechamel.

Temperatura ideal para consumo: 16° a 18°C

 

VIÑA LEYDA ROSÉ

Leyda Reserva Rosé Pinot Noir 2016, originário do Chile, é bastante frutado e proporciona uma incrível sensação de frescor. Seu sabor remete a morangos, cereja, framboesa e lima. Versátil, esse vinho cai muito bem com moqueca e tartar de peixe, além de massas com molho de tomate.

Temperatura ideal para consumo: 10° a 12°C


Agora que você já sabe quais são os vinhos perfeitos para o verão, que tal encontrar a praia perfeita para degustá-los? Confira nossos posts sobre um dos melhores beach clubs de Maceió e dicas de passeios para o litoral Sul do Estado!