CulturaDicasGastrônomiaNovidadesPasseios

Culinária afro-brasileira em Alagoas

By 30 de novembro de 2018 No Comments

Além das belezas naturais, Alagoas é recanto de uma infinidade de sabores e experiências gastronômicas. Apesar de ser muito conhecida por pratos feitos com frutos do mar, a culinária do Estado também possui raízes findadas na cultura africana.

Dessa forma, quem pretende visitar Alagoas e conhecer sua cultura não pode deixar de conhecer essa parte importante da história de seu povo. Portanto, em homenagem ao mês da consciência negra, separamos dois dos principais restaurantes do Estado que são especializados na culinária africana. Conheça os espaços e, pincipalmente, deleite-se com essa gastronomia tão cheia de história quanto de sabor. Boa leitura!

Baobá Raízes e Tradições

Restaurantes afro-brasileiros - Baobá

Foto: Zulu Fernando

Localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, o local preserva à risca as tradições culinárias da gastronomia afro-brasileira. Em um ambiente rodeado por mata atlântica, a chef do local e um dos patrimônios vivos de Alagoas, Mãe Neide, cultiva os principais ingredientes utilizados em sua cozinha.

Restaurantes afro-brasileiros - Acarajé Baobá

Foto: Nide Lins/Reprodução

Pratos como acarajé, amalá, malungos e a galinhada, feita com galinhas caipiras, são pratos típicos servidos no restaurante.

Restaurantes afro-brasileiros - Artesanato Baobá

Foto: Zulu Fernando

Além disso, costumes criados pelos negros da época e mantidos até hoje pela chef do Baobá, como a utilização do pó feito com as sobras do camarão para salgar os pratos, transportam quem os degusta a uma viagem pela história alagoana.

Restaurantes afro-brasileiros - Baobá

Foto: Zulu Fernando

Além da decoração intimista e repleta de artesanato quilombola, o Baobá possui música ao vivo, um jardim e redes para quem quiser deitar após o almoço. O Buffet do restaurante afro-brasileiro é livre, custando aproximadamente R$ 70 por pessoa e inclui sobremesas e bebidas. Entretanto, o local só funciona às quartas-feiras ou com reserva mínima de 10 pessoas. Vale muito a pena conhecer!

 

Endereço: Estrada p/ União dos Palmares – AL

Telefone: (82) 99670-6678

 

Akuaba e Espaço Gourmet Vera Moreira

Restaurantes afro-brasileiros - Acarajé Akuaba

Foto: Akuaba

Em Maceió, um dos restaurantes afro-brasileiros que melhor representa a culinária oriunda das raízes africanas é o Akuaba. Também inspirado fortemente pela Bahia, o espaço celebra de forma característica e inventiva uma cozinha de aromas e sabores inconfundíveis.

Restaurantes afro-brasileiros - Moqueca Akuaba

Foto: Akuaba

A palavra Akuaba vem do Yorubá, um dos muitos dialetos africanos, e quer dizer “seja bem-vindo”. Apesar de ter sido criado pelo casal de baianos Osvaldo e Vera Moreira, que até pouco tempo atrás comandava o estabelecimento. Entretanto o filho Jonatas, que nasceu e viveu nesse universo, acabou se formando em gastronomia e assumindo a cozinha do local.

Restaurantes afro-brasileiros - Akuaba

Foto: Akuaba

Dessa forma, o uso do dendê e o aproveitamento de produtos, tradições importantes da culinária afro-brasileira, ganharam novas perspectivas. Atualmente, o Akuaba é um dos mais premiados restaurantes afro-brasileiros do Estado.

Restaurantes afro-brasileiros - Akuaba

Foto: Akuaba

O acarajé e a moqueca são os pratos mais procurados do estabelecimento. Contudo, o Abará, a Fufunha e a salada de quiabo também são bastante requisitados. Atualmente, o Akuaba faz parte da Associação dos restaurantes da Boa Lembrança, que prezam pela excelência na prestação do serviço.

 

Endereço: Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6 – Jatiúca

Telefones: (82) 3325-6199 | (82) 3355-8005


Agora que você conheceu nossas dicas de restaurantes afro-brasileiros em Alagoas, aproveite para conferir nosso post sobre a Avenida Amélia Rosa! Principal polo gastronômico da capital alagoana, ela fica a apenas 300 metros do nosso hotel. Por fim, caso esteja procurando onde se hospedar aqui em Maceió, conheça também nossas acomodações!