WeCreativez WhatsApp Support
Olá estamos aqui para tirar suas dúvidas via Whatsapp
Olá, como posso lhe ajudar?
Novidades

Esculturas em Maceió: conheça o circuito Alagoas feita à mão

By 14 de dezembro de 2018 No Comments

Já ouviu falar dos artesãos de Alagoas? Reconhece algumas de suas artes? Então nos acompanhe, pois neste post mostraremos história e cultura juntas para falar das novas esculturas em Maceió.

“O beijo” da mestre Irinéia, “O Boi Bumbá” do mestre João das Alagoas e o “Leão” do mestre André da Marinheira são obras que foram inauguradas na orla de Maceió. As novas três esculturas em Maceió ficam localizadas em locais diferentes da orla da capital alagoana.

Dessa forma, as peças tornam toda a extensão da praia mais bonita e imersa num movimento cultural exploratório, no qual busca mostrar aos que passam pelos locais um pouco da história de cada artesão.

 

Onde estão?

O “beijo”, escultura de barro feita por dona Irinéia fica localizada na Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas. Além disso o “Boi Bumbá”, criado por João das Alagoas, está localizado na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá. Finalmente o “Leão”, esculpido por André da Marinheira, ganhou como morada o bairro do Pontal da Barra.

Todas as novas esculturas em Maceió chegam a quase seis metros de altura. Além de sua matéria prima, também foram usados materiais resistentes a maresia, calor e chuva.

O projeto “Circuito Alagoas Feita à Mão” foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo do Estado de Alagoas (Sedetur) e tem como objetivo mostrar ao turista e ao povo alagoano um pouco mais da rica cultura criada pelos artesãos do Estado.

 

Dona Irinéia

Esculturas em Maceió - O beijo, de Dona Irinéia

Foto: Kaio Fragoso

Dona Irinéia nasceu em Muquém, um povoado quilombola que pertence ao município de União dos Palmares. Nascida em 1949, essa artesã é uma das mais reconhecidas artistas da cerâmica popular brasileira. Iniciou seu trabalho aos 20 anos para ajudar sua mãe no sustento da família. Conforme sua arte foi sendo conhecida, seu nome passou a se dissipar pela comunidade, que encomendava as esculturas a fim de cumprir promessas religiosas.

João das Alagoas

Esculturas em Maceió - Boi Bumbá, de João das Alagoas

Foto: Kaio Fragoso

João Carlos da Silva Freitas, mais conhecido como João das Alagoas, é um artesão conhecido por suas esculturas feitas em cerâmica. Além disso, ele também possui uma oficina no qual ele multiplica o conhecimento da sua arte. Nascido em 3 de outubro de 1958, João das Alagoas tem como marca registrada o “Boi Bumbá” que representa o folclore nordestino. Dessa forma, em 2011, recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.

André da Marinheira

Esculturas em Maceió - O Leão, de André da Marinheira

Foto: Kaio Fragoso

André da Marinheira nasceu no município de Boca da Mata e vem de uma família de 20 irmãos. Herdou de seu pai o talento para talhar madeira e transformá-la em arte no formato de animais e santos. Dessa forma, o escultor usa uma técnica chamada de pirografia, que usa o fogo para dar aparência e forma a alguns de suas esculturas. Atualmente, ele também faz parte do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.

Curtiu saber um pouco mais sobre nossa cultura e sobre esse povo tão talentoso que são os alagoanos? Descubra Maceió lendo mais vezes nosso blog!