Culinária alagoanaCultura alagoanaDicas de viagemPasseios em Alagoas

Natal em Maceió: luz, cor e dança na orla marítima

By 21 de dezembro de 2018 setembro 12th, 2019 No Comments
Árvore de natal que fica na orla do bairro Pajuçara. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Se você pensa em passar o Natal em Maceió mas ainda está com dúvidas, confira o que a cidade oferece durante o fim de ano!

Natal é uma época de estar com a família, amigos e celebrar o fim de mais um ano. Afinal, essa é uma época de aproveitar o clima mágico que toma conta do coração de todos. Em Maceió, o natal se personifica, a cada ano, através de uma linda decoração.

Presépio feito com luzes natalinas encantam os turistas. Foto: Pei Fon

A beleza dos adornos encanta tanto os conterrâneos quanto os turistas que comparecem à capital alagoana. Árvores, postes, ônibus e prédios recebem as luzes natalinas e se transformam em um espetáculo de cores.

Árvores da orla também ganharam luzes decorativas. Foto: Pei Fon

Além disso, todos aproveitam o charme das peças instaladas na faixa da orla. O trecho que vai do fim da Ponta Verde ao início da Pajuçara é perfeito para tirar fotos. Além disso, dá pra aproveitar a noite nos estabelecimentos localizados no entorno. Confira como fica o espaço!

Casa do papai noel é um dos destaques da decoração natalina. Foto: Pei Fon

Natal dos Folguedos

Além de toda a decoração natalina na orla, a Pajuçara também recebe, durante boa parte do mês de dezembro, o Natal dos Folguedos. Realizado especificamente na orla do bairro, em frente ao Iate Clube Pajussara, o evento conta com apresentações de diversas manifestações artísticas locais. Entre eles está o Guerreiro, patrimônio imaterial do Estado de Alagoas.

Chapéu de guerreiro é um dos símbolos do natal alagoano. Foto: Pei Fon

Nesse folguedo, há presença de vários personagens como rei, rainha, mestre e contra-mestr. Além disso, dois embaixadores, general, lira, índio Peri e seus vassalos e tantos outros personagens cantam e dançam sobre o natal.

Os trajes possuem uma infinidade de cores, fazendo alusão aos antigos trajes nobres. Entretanto, as vestimentas fazem jus ao regionalismo. O uso de fitas, espelhos, contas de aljôfar e enfeites de árvore de natal nos chapéus são comuns. Eles aparecem em forma de igrejas, diademas, coroas, guarda-peitos, calções e mantos. Um espetáculo de beleza ímpar.

Folguedos fazem parte da programação do natal em Maceió. Foto: Pei Fon

Além disso, bandas e cantores conterrâneos também animam o período natalino no local. Por fim, uma feira gastronômica com representantes de 20 restaurantes maceioenses oferece uma grande variedade de pratos, onde os ingredientes mais utilizados na culinária alagoana ganham destaque. A programação vai de 07 a 23 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 17h.

A comemoração de fim de ano em Maceió é promovida pelas Secretarias Municipais de Turismo (Semtur), da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

Além disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – AL), o Ministério da Cultura e a Coca-Cola também contribuem com as atividades realizadas.

 

Início do verão

Piscinais naturais são um dos atrativos em Maceió durante o verão. Foto: Wesley Menegari

A série de apresentações celebra, além disso, a chegada do verão. Afinal, é a partir de dezembro que se inicia a alta temporada, onde a capital recebe o maior volume de turistas. Dessa forma, além de conferir toda a programação de natal, você também pode conferir todas as experiências do verão. Incrível, né?


Agora que você conheceu um pouco mais das festividades de fim de ano em Maceió, que tal saber como é Maceió na alta temporada? Confira nossos posts sobre o Farol da Ponta Verde e conheça os beach clubs da capital!