Cultura alagoanaDicas de viagemFestas e eventosNovidades

Jaraguá Folia: saiba tudo sobre as prévias de carnaval em Maceió

By 16 de janeiro de 2019 fevereiro 25th, 2019 No Comments

O Jaraguá Folia é a maior prévia de carnaval do Nordeste e uma das maiores do país. Descubra todos os detalhes dos festejos de momo em Maceió!

O Jaraguá Folia é uma das maiores prévias de carnaval do Brasil. Famosa sobretudo por agitar as celebrações de carnaval em Maceió, o festejo estima a presença de 100 mil pessoas desfilando pelas ruas da capital durante o fim de semana antes do carnaval. Ao todo, a festa reúne mais de 100 blocos carnavalescos, além de diversos grupos de frevo e maracatu.

O colorido das fantasias, adereços e toda a alegria do povo alagoano fazem dessa uma das prévias mais baladas. Ficou curioso para conhecer? Então continue lendo para saber mais sobre o Jaraguá Folia 2019 e descobrir o que fazer em Maceió durante as prévias de carnaval!

O que é?

Jaraguá Folia 2019 - prévias de carnaval em Maceió

Foto: Secom Maceió

O Jaraguá Folia é um evento promovido pela Liga Carnavalesca de Maceió. Criada há 19 anos, as prévias carnavalescas em Maceió, que são as maiores do Nordeste, oferece aos maceioenses e turistas uma opção de festejo que preserva a tradição dos blocos de rua e a folia em família.

Para se ter uma ideia, as prévias conseguem reunir, num só carnaval, a diversidade cultural de marchinhas, orquestras de frevo, samba e maracatu. Por isso, Maceió caracteriza-se como uma capital tranquila e multicultural, perfeita para começar o carnaval com o pé direito.

Blocos de carnaval de Maceió

Jaraguá Folia 2019 - prévias de carnaval em Maceió

Foto: Reprodução

A previsão é de que, em 2019, aproximadamente 130 blocos saiam pelas ruas do Jaraguá, bairro histórico da capital alagoana. Entretanto, os bairros de Pajuçara e Ponta Verde também recebem alguns blocos durante os festejos. A princípio, os grupos mais famosos e que possuem presença garantida no carnaval de Maceió são:

    • Filhinhos da Mamãe, composto pela agremiação carnavalesca da Associação Teatral de Alagoas (ATA) e que reúne entusiastas de arte e cultura, mas também o grande público;
    • No Escurinho é Mais Gostoso, conhecido e frequentado pelos mais jovens, que vão fantasiados de personagens do cinema;
    • Filhos da Pauta, organizado pelos jornalistas alagoanos;
    • Turma da Rolinha, conhecido como o bloco mais charmoso de Maceió.
    • Pecinhas de Maceió, o bloco em que os homens vestem-se de mulheres para desfilar;
    • Nega Fulô, um bloco aos moldes tradicionais. Tem como trilha sonora marchinhas conhecidas e homenageia personalidades carnavalescas a cada ano;
  • Pinto da Madrugada, o bloco mais conhecido de Maceió. Completa duas décadas em 2019 e reúne, em média, 200 mil pessoas entre os bairros de Pajuçara e Ponta Verde.

Esses blocos são os mais conhecidos pelo público. Entretanto, há dezenas de outros blocos de empresas, associações e bairros de toda a capital.

Trajeto

Jaraguá Folia 2019 - prévias de carnaval em Maceió

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O desfile dos blocos do Jaraguá Folia deste ano devem seguir o mesmo percurso do ano passado. Em vez de percorrer a Rua Sá e Albuquerque, como ocorreu até 2017, o percurso passará pelas avenidas da Paz e Cícero Toledo, ao redor do estacionamento do Jaraguá. A concentração acontece entre o Museu Théo Brandão e a ponte do Salgadinho, seguindo até chegar por trás do Museu da Imagem e do Som (Misa).

Programação do Jaraguá Folia

Jaraguá Folia 2019 - prévias de carnaval em Maceió

Foto: Reprodução

A programação das prévias começou ainda em dezembro do ano passado e deu largada em janeiro de 2019, mas para fevereiro são aguardados 10 eventos de celebração. O Baile dos Seresteiros da Pitanguinha, inegavelmente um dos eventos mais tradicionais e esperados nas prévias de carnaval em Maceió, acontece no dia 15 de fevereiro.

O bloco Filhinhos da Mamãe costuma sair no dia do Jaraguá Folia, este ano percorrerá as ruas do Jaraguá no dia 16. Entretanto, um baile acontecerá no Museu Théo Brandão no dia 22. Confira abaixo a programação completa do Carnaval:

Já no sábado (23), ha o Sábado Maior. Por isso, os blocos mais tradicionais como o Pinto da Madrugada e a Turma da Rolinha, além blocos do Rei e Pecinhas de Maceió vão às ruas arrastar a multidão. Além disso o Bloco Vulcão, formado pelos servidores da Polícia Militar de Alagoas, participa das prévias no domingo (24). Por fim, o Nega Fulô sairá às ruas apenas em março. 


Viu porque as prévias de carnaval em Maceió são imperdíveis? Então não perca tempo, ainda dá tempo de curtir os festejos de momo em Alagoas. Clique aqui para conhecer o Hotel Porto Jatiúca e caia na folia hospedado em um hotel a poucos passos do mar! Além disso, para continuar acompanhando nossas novidades, assine o formulário acima e as receba em seu e-mail!

.