WeCreativez WhatsApp Support
Olá estamos aqui para tirar suas dúvidas via Whatsapp
Olá, como posso lhe ajudar?
CulturaDicasEventosNovidades

Velas Telas: paisagem noturna de Maceió vira palco para obras de artes

By 7 de abril de 2019 abril 24th, 2019 No Comments

A caminhada noturna pela orla de Maceió já é por si um convite irresistível. A paisagem, que durante o dia tem nuances aquareláveis, à noite ganha tons diferentes, mas igualmente surpreendentes. Tornar esse cenário ainda mais convidativo através da exibição de obras de arte é a proposta do projeto Velas Telas. O evento será realizado durante a Semana Santa (de 18 a 21 de abril), em frente a um dos principais cartões postais da cidade, o Farol da Praia de Ponta Verde.

Obras de 16 artistas plásticos alagoanos serão exibidas em um show de projeção mapeada nas velas das jangadas, que estarão flutuantes no mar. A embarcação, um dos principais elementos de representatividade da cultura local, garantirá o efeito de “poema visual” à apresentação. Ademais, o período de realização do evento também será coroado pela lua cheia, o que certamente irá conferir uma atmosfera mágica e romântica ao espetáculo.

 

Programação Velas Telas

Velas Tela será realizada em frente ao Farol de Ponta Verde

Foto: reprodução

A programação do primeiro dia, quinta-feira (18), contará com a projeção das criações dos artistas Rosalvo Ribeiro, Fernando Lopes, Rogério Gomes e Pierre Chalita. Na sexta (19), será a vez de Delson Uchôa, Rosa Piatti, Maria Amélia Vieira e Lula Nogueira. Dando continuidade, o sábado (20) será dedicado ao trabalho de Vera Gama, Ana Maia, Everson Fonseca e Tânia Pedrosa. O encerramento, no domingo (21), fica por conta das obras dos artistas Celso Brandão, Herbert Loureiro, Jonathas de Andrade e Lucas Lamenha.

As atividades do domingo incluem ainda a apresentação do Coletivo Maracatu Baque Alagoano, que na ocasião celebrará seus 12 anos.  Por fim, o número performático do grupo percussivo também irá interagir em sincronia com as imagens exibidas nas velas. Dessa forma, o momento, provavelmente, será apoteótico e imperdível para quem quer apreciar ou conhecer mais da cultura local.

 

O projeto

Mirna Porto idealizadora do Velas Tela

Foto: reprodução

Idealizada pela arquiteta Mirna Porto, a iniciativa está sendo produzida pelo Estúdio de Criação Núcleo Zero e é patrocinado, por meio da Lei Rouanet, pelo Grupo Magazine Luiza.  A programação tem início sempre às 20h, é gratuita e aberta ao público.

Além das imagens das obras, os artistas concederam entrevistas à curadoria sobre suas vivências, processo criativo, técnicas e conquistas. Cada um dos 16 vídeos contém cerca de 15 minutos e serão exibidos, junto às projeções, ao longo dos quatro dias do evento.

 

Narrativas em Movimento

Narrativas em Movimento deu origem ao Velas Tela

Foto: reprodução

O Velas Telas é oriundo do projeto “Narrativas em Movimento”. A iniciativa foi contemplada pelo programa Rumos Itaú Cultural, uma das principais ações de fomento à cultura no Brasil. Primeiramente, a dinâmica consistia em levar entretenimento ao interior alagoano.

Logo após, foram propostas a criação de vídeos com temáticas relacionadas à lendas regionais, memórias familiares e personagens locais. Por fim, as produções audiovisuais foram projetadas em prédios históricos e espaços públicos. Dessa forma, possibilitou a valorização do sentimento de pertença da população local. Em suma, facilitou o reconhecimento da riqueza cultural.

A atividade itinerante transitou, entre os anos de 2015 e 2017, pelas cidades históricas de Marechal Deodoro, União dos Palmares, Piranhas, Penedo, Água Branca e Porto Calvo.


Quer ficar por dentro do que acontece na vida cultural da cidade? Então acompanhe os nossos posts e não deixe de preencher o formulário acima para não perder nenhum conteúdo novo!