Cultura alagoanaNovidades

Artesanato em Alagoas: onde comprar e principais tipos

By 23 de abril de 2019 maio 14th, 2019 No Comments

O estado de Alagoas é um refúgio de belezas naturais, mas também oferece aos visitantes uma rica diversidade cultural. A arte local, assim como as manifestações e tradições folclóricas, é um convite para imergir nas profundezas da identidade do povo alagoano. Seja nos litorais Norte e Sul, nas lagoas, passando pelo agreste e sertão, ou às margens do Rio São Francisco, o artesanato em Alagoas figura como uma das mais fortes expressões artísticas locais.

Cada região possui artesanatos com características peculiares, cuja matéria prima e a inspiração variam de acordo com o entorno em que estão inseridos. A variedade de materiais impressiona. Sendo assim, fios, tecidos, fibras, madeira, semente de coco, barro, argila, ferro e couro se transformam em preciosidades nas mãos dos nossos artesãos.

Você é do tipo que não vai embora sem levar uma lembrancinha do destino? Então confira a seguir quais são os principais tipos, estilos e onde encontrar o melhor do artesanato em Alagoas.

Feiras de artesanato em Alagoas

Feirinha do Artesanato de Pajuçara

Foto: reprodução

Na orla da capital estão concentrados os maiores centros e feiras para a compra de artesanato local. A Feirinha do Artesanato da Pajuçara é a mais tradicional. São dezenas de barraquinhas que oferecem camisas de recordação, esculturas, redes, roupas e acessórios de renda, além de castanhas e bebidas produzidas na terra.  

Pavilhão do Artesanato

Foto: reprodução

O Pavilhão do Artesanato, localizado no início da Praia de Ponta Verde, também possui produtos variados e proposta um pouco parecida com a da Feirinha da Pajuçara. Certamente, é outra parada obrigatória para os turistas que querem conhecer mais da arte alagoana.

Mercado do Artesanato

Foto: reprodução

Um pouco mais afastado das praias e mais próximo ao centro da cidade, no bairro da Levada, está o Mercado do Artesanato de Maceió. Lá, você terá uma experiência ainda mais completa de compras.

No local, administrado pela prefeitura, é possível encontrar trabalhos em couro, madeira, barro, renda, bordado, palha, cerâmica, entre outros.

 

Tipos e estilos do artesanato em Alagoas 

Filé alagoano

Filé no bairro do Pontal da Barra

Foto: reprodução

O colorido dos fios e a originalidade da arte, que ganhou expressão às margens das lagoas, conta com um bairro inteiro dedicado a sua produção. Ademais, o Pontal da Barra é o maior centro desse bordado genuinamente alagoano, considerado Patrimônio Imaterial Cultural.

No local, os turistas podem encontrar artigos de casa, vestuário e decoração confeccionados a partir do filé, da renda de bilro, rendendê, patchwork e os delicados bordados ‘boa noite’.

Fibra de bananeira

Artesanato com a fibra da bananeira

Foto: reprodução

A arte é típica da Zona Rural de Maragogi, no litoral Norte alagoano. A partir da folha da bananeira, os artesãos locais produzem bolsas, carteiras e também artigos de decoração.

Palha de ouricuri

Artesanato com a palha do ouricuri

Foto: reprodução

Palmeira típica do litoral Sul alagoano, a folha do Ouricuri é desfiada para se transformar em matéria prima dos mais diferentes artigos, tais como acessórios e itens para a casa.

Palha de taboa

Foto: Reprodução

É em Feliz Deserto, também no litoral Sul alagoano, que a palha da Taboa dá vida a peças de cores únicas. Produzidas por mulheres artesãs da cidade, a planta se transforma em utensílios, tapetes e bolsas.

Madeira

Artesanato esculpido em madeira

Foto: reprodução

Um dos maiores símbolos da arte em madeira alagoana são as icônicas carrancas que, de acordo com a lenda, protegem os navegantes do Rio São Francisco.  Igualmente, a partir de variados tipos de madeira, os artesãos alagoanos esculpem também imagens religiosas e animais da fauna local.

Semente de Coco

Artesanato a partir da semente do coco

Foto: reprodução

Uma das maiores riquezas do litoral alagoano são os seus coqueirais. Por isso, as sementes do coco se tornam matéria prima abundante para a produção de acessórios decorativos, tapetes e esculturas.  

Argila/Barro

Artesanato em Argila/ Barro

Foto: reprodução

Ambos constituem belíssimas esculturas que retratam a vida do homem sertanejo, assim como suas tradições e cultura.

Ferro

Artesanato em ferro

Foto: reprodução

Materiais como o alumínio, estanho, cobre, zinco e prata também são convertidos em esculturas super originais pelos mestres artesãos alagoanos.

Couro

Artesanato em couro

Foto: reprodução

Proveniente da agricultura e da pesca do estado, o couro é cuidadosamente manuseado pelos nossos artesãos resultando em peças de vestuário e acessórios com estilos originais e repletos de identidade sertaneja.

 

Mestres do artesanato em Alagoas

André da Marinheira, João das Alagoas e a mestra Irinéia Rosa Nunes da Silva são alguns dos principais nomes da arte genuína alagoana. André da Marinheira, natural do município de Boca da Mata, é conhecido pelas gigantes esculturas em madeira.

João das Alagoas- Mestre Artesão Alagoano

João das Alagoas (Foto: reprodução)

Já o capelense João das Alagoas se tornou famoso por seu trabalho com a cerâmica. Suas esculturas de boi bumbá se tornaram as mais icônicas.

André da Marinheira- Mestre Artesão Alagoano

André da Marinheira (Foto: reprodução)

A arte de Irinéia Rosa Nunes da Silva tem origem no povoado de Muquém, em União dos Palmares. Integrante de um grupo de remanescentes quilombolas, ela é considerada uma das melhores artesãs do barro de Alagoas.  Além disso, Suas “cabeças”, esculpidas em barro, fazem sucesso por todo o Brasil e pelo mundo.

Irinéia Rosa- Mestre Artesã Alagoana

Irinéia Rosa (Foto: reprodução)

No final de 2018, os três artesãos, reconhecidos como patrimônios vivos alagoanos, ganharam esculturas gigantes de suas principais obras na orla da capital. Vale a pena um passeio para conferir e, de quebra, ainda contemplar o visual que serve de pano de fundo.


Ficou impressionado com o tanto de arte e cultura que Alagoas tem a oferecer? Que tal acompanhar os nossos posts para ficar por dentro das principais opções de lazer do estado? Também não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas e novidades.