Culinária alagoanaCultura alagoanaDicas de viagemNovidadesPasseios em Alagoas

5 experiências incríveis de Alagoas que você só viverá aqui

By 14 de maio de 2019 No Comments

Que o paraíso das águas possui paisagens de tirar o fôlego, isso você já deve saber! Contudo, o que pouca gente sabe é que não faltam experiências incríveis de Alagoas. Afinal, existem passeios e lugares para conhecer que só podem ser vivenciadas por quem elege o estado como destino. Portanto, se quiser saber quais experiências são essas, continue lendo e descubra as maravilhas exclusivas da região.

 

Quais são as experiências incríveis de Alagoas?

Da culinária, que consegue aliar o tradicional ao inovador, à exuberância da fauna e da flora, se aventurar em Alagoas é certeza de experiências incríveis. Daquelas que nos permite desfrutar, enriquecendo a alma e preenchendo a nossa bagagem cultural com a identidade de seu povo.

Dessa forma, se você é uma daquelas pessoas que adoram curtir atividades e programas diferenciados durante a viagem, vai adorar a lista a seguir com as cinco experiências incríveis de Alagoas:

 

Experiência incrível 1: provar o chiclete de camarão

Chiclete de camarão do Imperador dos Camarões - Experiências incríveis em Alagoas

Foto: Imperador dos Camarõe

Quem visita o estado não pode deixar de se deliciar com um dos pratos que ganhou fama nacional ao ser exibido no Programa Fantástico, da Rede Globo. O Chiclete de Camarão é oferecido em plena Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro. Porém, em Maceió é possível encontrar no cardápio do restaurante Imperador dos Camarões, que detém a patente da receita.

Os relatos dão conta de que o Chiclete de Camarão surgiu de improviso, quando um chef resolveu juntar molho de tomate, camarão e fatias de queijo prato que haviam sobrado do café da manhã.  

O resultado foram camarões envoltos em uma consistente calda de molho de tomate com queijo. A aparência de “chiclete” vem da liga do queijo quente derretido, que realmente ganha o aspecto de goma de mascar.

Hoje, a iguaria é servida salteada no azeite de dendê, ao molho de cinco queijos e gratinada ao forno. Geralmente, é acompanhada por arroz branco e batata palha ou fritas. O prato é visualmente e saborosamente irresistível e certamente é uma das experiências incríveis de Alagoas!

 

Experiência incrível 2: visitar o bairro das rendeiras alagoanas

Bordado filé com a lagoa Manguaba por trás

Foto: Wesley Menegari

Não há experiência mais rica de imersão na cultura e artesanato alagoano do que uma visita ao Pontal da Barra. O bairro, localizado ao sul da capital, se tornou o principal polo de produção do bordado filé e das rendas típicas do estado.

Por lá, o colorido dos fios e telas, assim como a delicadeza dos bordados, inspirados nas redes de pesca, encantam os turistas. No local, é possível encontrar uma boa variedade de peças e artesanato, como redes, roupas e artigos para decoração.

A maioria produzida a partir da técnica secular do filé, que vem sendo passada de geração para geração de famílias.Portanto, vá pela tarde e una o passeio à contemplação do belíssimo pôr do sol da região, situada às margens da Lagoa Mundaú.

 

Experiência incrível 3: passeio noturno de barco

Orla de Maceió à noite com barco no mar da Ponta Verde

Foto: Lopana

Ainda precisa saber mais sobre o que fazer em Alagoas? Outro programa menos convencional, mas que oferece uma experiência igualmente incrível, é o passeio noturno de barco pelas praias de Pajuçara e Ponta Verde.

A paisagem deslumbrante, que pode ser conferida nos passeios realizados durante o dia, ganha novos ares com a iluminação noturna. Então por que não contemplar a cidade sobre uma nova perspectiva?

O trajeto, geralmente, é feito por meio de barcos trimarãs e dura cerca de duas horas. Contudo, ao longo do passeio é possível parar em alguns bancos de areia para se deliciar com o banho nas águas ainda mornas do mar. Além disso, nas embarcações também são oferecidas bebidas e petiscos.

 

Experiência incrível 4: ver peixes-boi de perto e nadar com eles

Peixe boi dentro da água sorrindo - Experiências incríveis em Alagoas

Foto: Associação Peixe Boi

O intenso contato com a natureza é mais um dos atrativos que o estado de Alagoas oferece aos seus visitantes. Por isso, fuja um pouco da praia e vá até a reserva do peixe-boi, localizada em Porto de Pedras, próximo a cidade litorânea de São Miguel dos Milagres.

A associação, que cuida da preservação do mamífero marinho ameaçado de extinção, oferece visitas guiadas. O trajeto inclui os manguezais da região até o Rio Tatuamunha. Dessa forma, há a possibilidade de ver de perto o peixe-boi se alimentando e nadando em seu habitat natural.

O passeio é feito por jangadas, pois a navegação de barcos com motores no rio é proibida. Há também um limite máximo de visitantes por dia, com o intuito de evitar o estresse dos animais. Por esse motivo, é importante agendar o passeio com antecedência.

 

Experiência incrível 5: conhecer a segunda maior barreira de corais do mundo

Barcos e catamarãs nas piscinas naturais de Maragogi - Experiências incríveis de Alagoas

Foto: Reprodução

Quer motivo melhor para conhecer Alagoas do que a sua imensa costa de corais? Aqui você irá encontrar algo quase que único em todo o mundo. O estado fica atrás apenas da Austrália (do outro lado do globo) no quesito de extensão da barreira.

Sem contar com a beleza das praias paradisíacas que são abraçadas pelo trecho dos corais. Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi formam o complexo litorâneo.

As águas calmas, quentes e cristalinas, com tons que oscilam entre o azul e o verde, fizeram com que a região ficasse, carinhosa e merecidamente, conhecida por “Caribe Brasileiro”.


Viu só quanta coisa boa e especial esse paraíso brasileiro tem para proporcionar? Portanto, continue lendo os outros posts do blog para conferir mais dicas sobre o que fazer em Alagoas. Além disso, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos com opções de programas e passeios!