Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Cultura alagoanaDicas de viagemPasseios em Alagoas

Penedo: conheça uma das mais antigas cidades históricas de Alagoas!

By 20 de maio de 2019 No Comments

A bela e histórica cidade de Penedo está localizada ao sul do estado de Alagoas, às margens do rio São Francisco. Situada a 170 km da capital, Maceió, a cidade é um dos destinos favoritos para turistas que visitam Alagoas pela variedade de atrativos turísticos que oferece.

Por esse motivo Penedo é, sem dúvidas, um verdadeiro tesouro de tradições, manifestações culturais e monumentos históricos. Conheça neste post um pouco mais sobre esse patrimônio preservado em Alagoas e se encante com uma terra repleta de passeios e atrativos!

 

Penedo: cidade histórica

Ladeiras de Penedo, igreja histórica e casas antigas

Foto: Reprodução

A cidade respira história, que está espalhada por toda sua extensão. Entretanto, um dos atrativos são os diversos prédios de arquitetura barroca localizados em pontos estratégicos da cidade. Com construções dos séculos 17 e 18, igrejas e conventos, Penedo proporciona uma verdadeiro passeio pelo Brasil colonial.

Considerada uma das cidades históricas mais belas do país, Penedo foi fundada ainda no século XVI. Sua criação tem a história dividida entre dois donatários da Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira e Duarte Coelho de Albuquerque, seu filho.

No entanto, acredita-se que o fundador oficial do município tenha sido Cristóvão da Rocha depois das sesmarias de 1596 a 1613. Dessa forma, Penedo é o primeiro povoado de Alagoas.

 

Banhada pelo Rio São Francisco

Penedo é banhada pelo Rio São Francisco

Foto: Reprodução

Outro atrativo importante da cidade é o Velho Chico, o maior rio totalmente brasileiro. Privilegiada por essa beleza natural, boa parte da cidade está às margens do rio São Francisco.

O rio possui alto valor econômico, social e cultural e atravessa seis estados do Brasil tendo sua foz muito próxima a Penedo, mais precisamente no município de Piaçabuçu. que está a apenas 27 km.

 

Festa de Bom Jesus dos Navegantes

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, cidade histórica do sul de Alagoas

Foto: G1/Reprodução

Considerada uma das festas mais importantes da cidade, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes leva milhare de fiéis e turistas todos os anos a Penedo.

O ponto alto do festejo acontece sempre no segundo domingo de janeiro, porém a programação da festa tem início três dias antes, e é composta por atrações religiosas e culturais que envolvem shows musicais, grupos folclóricos, corais e bandas de pífanos e até queima de fogos.

No dia principal, que encerra as comemorações, é realizada uma procissão. Nela, a imagem de Bom Jesus dos Navegantes é levada tanto por terra quanto por mar. Além disso, na água, a procissão é acompanhada por canoas, lanchas, catamarãs e jet skis. Além disso, passa por municípios ribeirinhos próximos a cidade. Ademais, por seu simbolismo, os festejos emocionam e renovam a fé dos seus participantes todos os anos.

 

Penedo e sua projeção mundial

O lugar ganhou outro motivo para fortalecer seu aspecto turístico nos dias atuais. Afinal, a antiga cidade histórica de Penedo se colocou atualmente em projeção mundial com o destaque de Carlinhos Maia “O rei do Instagram”.

Carlinhos mora em Penedo desde que nasceu e se tornou famoso mostrando o cotidiano da Vila Primavera na cidade. Atualmente, o influenciador tem o segundo stories mais visualizados do mundo. Portanto, deixou para trás celebridades internacionais, como Beyoncé. Os stories do comediante somam, atualmente, mais de 1 bilhão de visualizações.

Curiosamente, com todo esse alcance, Carlinhos ajudou a movimentar e desenvolver o turismo local e chegou até a ser condecorado pelo governo local com a comenda de “Barão de Penedo”.

A Vila Primavera, hoje conhecida como “Vila do Carlinhos Maia”, é uma rua sem saída de terra batida com os mesmos aspectos de quando ainda não era famosa. Ademais, a grande mudança que ocorreu no lugar foi na vida dos moradores, que ficaram conhecidos também ao se tornarem personagens de seus stories. Além disso, o lugar se transformou em ponto turístico e atrai centenas de turistas todos os meses.

 

Passeios em Penedo

Mirante de Penedo, cidade histórica do sul de Alagoas

Foto: Reprodução

Por fim, depois de ler sobre tantas curiosidades, chegou a hora dos passeios. E o que não falta são destinos para adicionar ao seu roteiro.

Além da Vila do Carlinhos Maia citada acima, tem diversas opções culturais e históricas que são verdadeiros patrimônios para conhecer e se encantar.

Sendo religioso ou não, visite as igrejas históricas. Afinal, elas são verdadeiras obras de arte! Faça um tour começando pela igreja de Nossa Senhora da Corrente. Além de ser decorada do piso ao teto, permanece em belo estado de conservação. Além disso, possui detalhes folheados a ouro, além da belíssima azulejaria portuguesa.  

Além disso, não deixe de visitar o Convento e Igreja de Santa Maria dos Anjos. Afinal, o local abrigava uma escola de latim, francês e filosofia no século XVIII. Também em excelente estado de conservação, a igreja reúne diversos elementos decorativos de estilo barroco e algumas peças de arte sacra.

Ademais, existe também um convento, um museu de arte sacra e o Paço Imperial. Esse, por sua vez, serviu de sede do Governo Imperial enquanto Dom Pedro II esteve presente por lá, no século XIX.

Além disso, casas com grande acervo histórico e um teatro também são patrimônios do local. Por esse e outros motivos, Penedo encanta os turistas que a visita. Por fim, é possível fazer passeios de barco pelo Rio São Francisco que, na cidade, ganham diversas rotas interessantes para se conhecer.


Deu vontade de conhecer? Hora de se planejar e partir para conhecer e se encantar com esse tesouro histórico do sul de Alagoas!