Culinária alagoanaDicas de viagemPasseios em AlagoasPraias de Alagoas

Praia do Toque: um paraíso escondido na Costa dos Corais de Alagoas!

By 27 de maio de 2019 No Comments

Alagoas é mesmo o paraíso das águas e não há dúvidas quanto a isso. Porém, dentro desse paraíso, existe um tesouro escondido na Costa dos Corais: a Praia do Toque! Um lugar belíssimo e aconchegante, localizado no litoral Norte do estado, que você não pode deixar de conhecer.

Cercada por lindos coqueirais e banhada por águas mornas e cristalinas, o lugar é ideal para você que procura fugir do estresse da rotina agitada. A praia é bastante reservada e está quase sempre deserta, exceto pela presença dos pescadores do lugar.

Como não há vias de acesso a veículos, a praia é ideal para passeios de bicicleta e a pé. Além disso, quando a maré está baixa, você também pode caminhar mar adentro.

Quer conhecer outros detalhes desse lugar incrível e dicas para uma visita ideal? Confira no post abaixo!

 

O que fazer na Praia do Toque?

 

Praia do Toque - coqueiros, areia e pessoas caminhando em frente ao mar

Foto: Reprodução

Como já foi citado acima, a praia é ideal para passeios de bicicleta ou a pé. Acontece que lá, o acesso de carros é um pouco restrito. As ruas acessíveis aos carros terminam no estacionamento das pousadas, onde a estrada já é toda composta de areia da praia. A experiência de se desconectar já começa na porta de entrada.

A partir daí, sem carro, você vai poder ir além de apreciar a paisagem: passará a sentir o ambiente. Aproveite a tranquilidade do local para relaxar intensamente e entrar em contato com a natureza.

Na praia, a experiência continua. A água cristalina e as piscinas naturais são um ótimo convite para quem procura banhos relaxantes, assim como para os amantes do mergulho.

Praia do Toque - cabana de palha em frente ao mar

Foto: Ricardo Júnior / Reprodução

Além disso, você também pode optar por fazer passeios de jangada. Afinal, a região possui diversos jangadeiros, o que já torna a possibilidade de fazer o passeio mais fácil. Entretanto, é preciso se atentar a maré, que precisa estar baixa para proporcionar uma boa experiência.

Outro passeio que você pode fazer na Praia do Toque, inclusive a pé, é ir até o povoado de Porto da Rua, vizinho ao local. Diferente da região deserta da praia, em Porto da Rua você encontra um comércio mais ativo e algumas barracas, onde é possível se refrescar com uma boa água de coco.

 

Passeios bate-volta

Praia do Toque - barco em frente ao mar

Foto: Trend Criativa

Se você veio se hospedar em Maceió mas gostaria de conhecer outros lugares, uma boa alternativa são as viagens bate-volta. Além de economizar com estadia, você ainda carrega o mínimo de bagagem e pode evitar o congestionamento das estradas, que são comuns em datas específicas.

Você pode verificar a disponibilidade dos receptivos para passeios até lá ou até mesmo alugar um carro, que te possibilita inclusive uma liberdade maior no destino.

Além disso, esteja atento a sua pequena bagagem, ela tem que estar de acordo com o seu destino. Por isso, uma mochila será sua grande aliada nesse passeio. Itens como toalha de banho, ao menos uma muda de roupa, garrafinha de água e até lanchinhos são práticos e indispensáveis para qualquer tipo de roteiro.

Assim como a Praia do Toque, existem outros destinos incríveis que valem a sua visita como a Praia do Marceneiro a 7km da Praia do Toque. O município de Porto de Pedras a 14km da Praia do Toque, que além da própria praia do local conta com a belíssima Praia do Patacho  e o rio e praia Tatuamunha. E toda a Rota Ecológica de Milagres, um destino que encanta turistas e não vai te decepcionar.

 

Onde comer

Gastronomia de litoral nunca decepciona, não é mesmo? E nas redondezas da Praia do Toque não podia ser diferente. O restaurante No Quintal, por exemplo, é uma ótima escolha.

Referência em qualidade, ambiente agradável e pratos saborosos, o melhor de lá é não precisar sair da Praia do Toque! Além disso, outra boa opção é o Restaurante da Origami, também dentro da praia e com ótimos pratos.


Viu só como pode ser fácil e maravilhoso conhecer esse paraíso? Agora não tem mais desculpas para esse tesouro continuar fora do seu roteiro! Hora de arrumar as malas, reservar seu hotel em Maceió e curtir uma excelente viagem!