Dicas de viagemNovidadesPasseios em Alagoas

Lagoas de Alagoas: conheça as principais e seus passeios

By 18 de junho de 2019 No Comments
Lagoas de Alagoas

Alagoas é mesmo um paraíso não é? Além de belíssimas praias, o estado também é banhado por algumas lagoas que só enaltecem o seu visual de norte a sul. Elas são uma das principais riquezas do estado. Afinal, além de dar nome ao estado, as Lagoas de Alagoas também servem como fonte de renda para várias famílias.

Nesse post você irá conhecer algumas das lagoas que existem em Alagoas. Além disso, poderá conferir algumas dicas de passeios na região onde elas estão localizadas.

 

Lagoa Manguaba

Lagoa Manguaba

Foto: reprodução

A maior lagoa do estado de Alagoas está localizada na região de Pilar e Marechal Deodoro. É formada, principalmente, pelas águas dos estuários dos Rios Sumaúma e Paraíba do Meio. Para chegar na lagoa, primeiramente é necessário ir até uma das cidades em que ela está localizada.

Chegando lá, existem vários passeios de barco que te levarão a lagoa. Em Marechal Deodoro, por exemplo, os passeios costumam sair do centro da cidade junto a avenida Maria Madalena.

A natureza em volta do local permanece quase que intacta em seus 42 km de extensão e enchem os olhos de quem a visita.

Passeios

Além do tradicional passeio das Nove Ilhas, que envolvem a lagoa e outras regiões, o visitante também pode presenciar o encontro da águas entre a lagoa e o mar no povoado de Massagueira.

Não apenas esse encontro como também irá conhecer a beleza do parque Guaxuma e da Praia do Francês. Ao chegar na Praia do Francês também é possível parar para um almoço ou jantar em um maravilhoso passeio bate-volta.

 

Lagoa Mundaú

Lagoa Mundaú

Foto: reprodução

Considerada como um dos maiores ecossistemas de Alagoas, a Lagoa Mundaú possui um imenso manguezal. Ademais, uma vasta diversidade de espécies de vida marinha, como moluscos, peixes e crustáceos.

A região é reconhecida como uma parte importante no estado em uma percepção histórica, social, cultural e econômica. Além disso é um dos principais cartões-postais da capital Maceió.

Localizada entre Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco, são 23 quilômetros de lagoa que se unem com o oceano através em uma rede de canais onde se formam diversas pequenas ilhas.

Passeios

O principal passeio da região que atrai diversos turistas durante o ano todo é o famoso Passeio das Nove Ilhas. Visto que ele permite a apreciação do belíssimo pôr-do-sol na lagoa, muitas vezes embalado por músicas ao som de um saxofonista da região inclusive e ainda uma parada na Ilha Carlito dependendo do passeio.

Além disso também é possível caminhar na praia e até mesmo se banhar, tanto na praia quanto na lagoa. O passeio é simples e rústico, então se programe para contemplar a natureza.

 

Lagoa de Jequiá

Lagoas de Alagoas

Foto: Resex – Reprodução

A terceira maior lagoa de Alagoas e uma das mais profundas do Brasil é a Lagoa de Jequiá, um paraíso escondido no litoral sul do estado. Conhecida também como “um tesouro que nunca fecha as portas”, a região é rica em quantidade e variedade de peixes. Portanto, o movimento do comércio local é agitado.  

Além disso, toda a região do município de Jequiá da Praia é um paraíso a parte. A praia da Barra de Jequiá (ou Duas Barras) é uma das mais lindas, se não a mais linda de todo o litoral. Lá você também pode assistir o encontro das águas da lagoa com o mar.

Passeios

Além da Praia da Barra de Jequiá já citada acima, como em todas as outras lagoas é possível fazer belos passeios de barco. Em seguida, você também pode praticar surf e fazer os famosos banhos de argila. Isso tudo sem falar na culinária local, que é um espetáculo à parte para quem gosta de peixes e frutos do mar.

 

Lagoa do Roteiro

Lagoas de Alagoas

Foto: reprodução

A 82 km da capital Maceió está a Lagoa de Roteiro, dentro do município que carrega o mesmo nome e faz fronteira com a Barra de São Miguel e Jequiá da Praia. Pela beleza do local e de seus arredores, a região é muito visitada, o que faz com que o turismo seja valorizado.

Passeios

Além dos tradicionais passeios de barco, a região possui uma série de atrativos, como o passeio pelas falésias de buggy e pela Praia do Gunga de lancha. Dessa forma, o lugar é ideal para quem gosta de praticar esportes náuticos. Por fim, você ainda pode conhecer a Praia do Gunga com seu famoso mirante.


Agora as lagoas de Alagoas já podem entrar na lista de passeios do seu roteiro de viagem não é mesmo? Nesse post você, não só conheceu as principais lagoas de Alagoas, como também conferiu outras atrações do entorno de cada uma delas.

Quer saber mais sobre os litorais alagoanos, a capital Maceió e outras dicas de viagem? Fique de olho em nosso blog, tem sempre um conteúdo novo esperando por você!