Cultura alagoanaDicas de viagemNovidadesPasseios em Alagoas

Marechal Deodoro: passeios, atrações e o que fazer

By 25 de junho de 2019 agosto 26th, 2019 No Comments
Praia de Marechal Deodoro
Foto: Ministério do Turismo / Reprodução Praia de Marechal Deodoro

Muito próximo da capital, Maceió, fica a histórica e belíssima Marechal Deodoro, um tesouro a ser explorado em Alagoas. O município foi a primeira capital do estado. Ele está localizado em um pedaço privilegiado, que abrange as duas principais lagoas e ainda uma parte fascinante do litoral banhado pelas águas do Oceano Atlântico. 

Além disso, a região conta com diversos atrativos históricos, culturais e gastronômicos que garantem a qualidade dos passeios. Sem dúvidas, Marechal Deodoro é um local que você precisa visitar!

Nesse post te levaremos a uma pré-visita a cidade Marechal Deodoro, apresentando os melhores passeios e atrações do município além de te dar dicas do que fazer por lá, confira abaixo! 

Francês

Praia do Francês

Foto: reprodução

Uma praia para todos os gostos! Essa é a bela e famosa Praia do Francês, considerada o ponto principal de Marechal Deodoro. Isto porque é quase que impossível se dizer turista na cidade sem ao menos ter a pretensão de conhecê-la. E tem motivo por toda essa fama: ela é uma das praias mais visitadas de Alagoas.

Assim como de um lado, águas quentes e calminhas das piscinas naturais são atrativos para quem busca tranquilidade, inclusive estando acompanhado de crianças. Do outro, o que chama atenção são as grandes ondas que atraem vários surfistas de dentro e fora do município. Além disso, nesse lado mais “agitado” da praia costumam acontecer vários campeonatos de surf.

Um boa dica para quem pretende conhecer o Francês com calma é visitar o local em dias fora do pico (sábados, domingos e finais de semana). Afinal, o local é famoso e costuma ser bem movimentado. No entanto, se você procura por agitação, os fins de semana são perfeitos para estar na  praia.

Massagueira

Massagueira

Foto: Kaio Fragoso – Reprodução

O maior polo gastronômico do nordeste também pertence a Marechal Deodoro! Massagueira é um paraíso de dar água na boca. Ademais, atende a todas as preferências de sabor, especialmente para quem ama frutos do mar. Com uma vista privilegiada para a Lagoa Manguaba, seus bares ribeirinhos e restaurantes rústicos vão além das belezas da lagoa e enchem os olhos de quem visita o local. 

São pratos e petiscos com muita cor e tempero, acompanhados de comidas regionais e sobremesas deliciosas e até mesmo artesanais que fazem parte do famoso cardápio do povoado. 

 

Rotas alternativas

Marechal Deodoro

Foto: Lago azul – Maceió Alagoas – Reprodução

Se você ainda estiver pensando em um bom banho em lindos visuais por Marechal Deodoro, além das praias fascinantes como a Prainha de Barra nova e a Praia Saco da Pedra, logo após você pode conhecer também o Balneário do Broma e o Lago azul, dois ótimos e rústicos lugares pouco explorados na região. 

Os dois locais são pequenos, contudo são aconchegantes. No Balneário do Broma, as águas são frias no entanto permitem uma sensação revigorante. O espaço funciona como um clube. Todavia, suas piscinas são abastecidas através estâncias de águas minerais, com água de rio mesmo. Ele conta também com serviços de bar e restaurantes com preços medianos. 

Já no Lago Azul, a água também é geladinha, se mantendo em 13 graus mesmo em dias quentes. Entretanto, a estrutura é um pouco mais simples que no Balneário, assim sendo, a recomendação é levar tudo pronto para aproveitar somente o banho e a beleza do local.  

 

Ruas históricas de Marechal Deodoro

Marechal Deodoro - Centro

Foto: Ministério do Turismo / Reprodução

Tombada em 2009 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Marechal é rica de uma ponta a outra da cidade graças a beleza de sua estrutura arquitetônica e urbanística. Para se ter uma ideia, não existem prédios na cidade, apenas casas. Além disso, todos os pontos importantes da cidade estão abrigados em casarões. Como mostra a foto da prefeitura da cidade abaixo. 

Todas as paredes são ricas de detalhes, e mesmo as mais novas não perdem as características e traços históricos do local. As ruas seguem em paralelepípedos, e o clima da movimentação da cidade é exatamente esse que você está imaginando, como uma viagem no tempo que parece não passar para a cidade de Marechal. 

 

Pontos turísticos de Marechal Deodoro

Marechal Deodoro

Foto: Prefeitura de Marechal Deodoro / Reprodução

Como toda boa cidade histórica, não poderia deixar de citar as belas igrejas. Numa trilha que se inicia da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em seguida até a Igreja de Santa Maria Madalena. Passando pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a de Nossa Senhora do Amparo. Isso tudo sem esquecer de mencionar o famoso Museu de Arte Sacra, presente no Convento Franciscano.  

A casa onde morou Marechal Deodoro da Fonseca também é um ponto de visitação aberto ao público que vale a pena visitar para adentrar na história da cidade. Você pode ir além disso, até o antigo mercado da carne, onde agora funciona um ponto de venda das rendeiras de filé. 

Por fim, no entanto não menos importante, não deixe de passar pela orla lagunar. Lá você poderá contemplar o maior complexo lagunar do país. Feito pelo encontro da lagoa Mundaú com a Lagoa Manguaba. 


Viu só que experiência incrível? Agora é só partir para conhecer de perto tudo isso! Além disso, se você gostou desse post pode acompanhar vários outros em nosso blog!