Culinária alagoanaNovidadesPasseios em Alagoas

Vila Palateia: descubra o berço das ostras em Alagoas

By 17 de julho de 2019 setembro 3rd, 2019 No Comments
Vila Palateia
Foto: Kaio Fragoso

Localizada na Barra de São Miguel, a Vila Palateia é o paraíso das ostras em Alagoas. Isso porque seu criatório é considerado o maior do estado. Cercado por 750 hectares de paisagem natural, a Vila tem um dos ambientes mais favoráveis para a criação dos moluscos do Nordeste, devido ao clima quente que contribui para a temperatura da água.

O passeio pela vila é composto por uma série de encantos, você quer descobrir? Continue acompanhando o nosso post! Nele te mostraremos por que esse passeio deve entrar ainda hoje na sua viagem por Alagoas. 

 

Passeio pela Vila Palateia

Um belíssima excursão de barco te levará a conhecer os mangues e toda a região da Vila Palateia. No entanto, não são só as ostras que trazem destaque ao passeio. Você também poderá contemplar a beleza da Mata Atlântica que cerca a trilha! 

O encontro do mar com a Lagoa do Roteiro, os três tipos de mangues presentes na região e a tranquilidade de explorar uma área cercada por verde são outros atrativos imperdíveis do destino. 

Além disso, você ainda pode acompanhar de perto a produção de mel e própolis vermelha. A criação de outros mariscos e moluscos como massunim e sururu, feita pelos moradores locais, também estão no passeio. Tudo isso, inclusive, com direito a degustação!

 

Localização

A Barra de São Miguel, município onde fica a vila, está localizada a 31km de distância de Maceió. Assim como outros destinos imperdíveis do Litoral Sul do estado, Desse modo o aluguel de carro é uma ótima alternativa para quem está hospedado em Maceió e quer aproveitar ao máximo seus dias conhecendo vários destinos. 

5km após a entrada principal da Barra de São Miguel, está a entrada para a Vila antes da ponte que dá acesso ao município de Roteiro. Ao chegar lá você seguirá o trajeto de barco, como já foi dito acima.

 

A criação de ostras 

Vila Palateia

Foto: Pau Casals – Unsplash – Reprodução

Diferente de outros criatórios da região Nordeste, na Vila Palateia as ostras crescem e se reproduzem em todas as estações do ano, já que a temperatura da água permanece quente. Após o processo de reprodução natural, é preciso separar as ostras pequenas das grandes para favorecer seu desenvolvimento e possibilitar seu crescimento.

Esse processo de crescimento é essencial para as ostras. Afinal, quanto maiores elas forem, mais valorizadas serão comercialmente.  

As ostras são criadas em cativeiro na Vila Palateia, tanto para combater a extração predatória quanto para garantir a preservação do povoado que sobrevive dessa atividade. 

 

Como é o passeio pela Vila Palateia?

O passeio tem duração de até 3h e pode ser feito na companhia tanto da empresa Aventura Eco Brasil quanto com a Gato do Mato Expedições. Quanto a alimentação, além das degustações do próprio passeio, você pode comer no restaurante local Ostra do Paraíso

Deu vontade de conhecer? Então agende já sua visita a Maceió e não deixe de colocar a Vila Palateia em seu roteiro. Nesse post você viu que o destino promete não decepcionar! 


Ademais se você gostou desse conteúdo pode acompanhar os posts do nosso blog. São várias dicas de viagens e destinos para visitar em Alagoas!