Dicas de viagemNovidadesPasseios em AlagoasPraias de Alagoas

Maceió é o segundo destino mais procurado do país no inverno, segundo Ministério do Turismo

By 26 de julho de 2019 setembro 6th, 2019 No Comments
Maceió em Julho - Jangadas no mar de Maceió
Foto: Tâmara / Flickr (Reprodução)

Se você queria vir a Maceió no inverno e ainda estava em dúvida, talvez essa notícia possa te ajudar a tomar a decisão. De acordo com o Ministério do Turismo, a capital alagoana é o segundo destino mais procurado do Brasil durante o inverno. 

Segundo o estudo, que coletou dados das principais agências de viagem do país, o que mais interessa os turistas a virem ao estado é, além da infraestrutura hoteleira, a fuga do frio característico do inverno nas regiões Sul e Sudeste. Quer saber mais sobre a pesquisa? Então confira os principais resultados logo abaixo:

 

Por que Maceió?

De acordo com os dados coletados pela pesquisa, as belezas naturais são o diferencial para a escolha dos visitantes. Afinal, 49% da procura dos turistas é por destinos em que haja sol e praia.

Os atrativos culturais e patrimônios históricos também são requisito de escolha, vindo logo após a primeira opção com 16% das intenções de visita. Por fim, viagens a trabalho fica com 10% da demanda e ecoturismo, por sua vez, com 9%.

 

Qual o perfil do viajante?

Ainda segundo o estudo, o público que procura Maceió no inverno e outros destinos do Nordeste é formado, em sua maioria, por casais com filhos. Eles correspondem a 37% do total de turistas que utilizam os serviços oferecidos por agências de viagem. Já os casais sem filhos ficam em segundo lugar,  com 22% do total. Logo após vem as viagens em família com 21%.

Outro dado importante foi revelado pela pesquisa: Maceió no inverno é o destino preferido dos paulistas e sul rio-grandenses. Portanto, nesses estados, o primeiro lugar pertence a Alagoas. 

A pesquisa foi realizada em abril deste ano em parceria com agências e empresas de organização de viagens. Ela apresenta estatísticas para orientar políticas voltadas ao turismo, assim como seu fomento. 

 

Por que isso é importante?

O aumento na movimentação de turistas em Alagoas durante o inverno, considerada como baixa temporada, faz com que a malha aérea no estado ganhe reforço. Com isso, a perspectiva é que o preço das passagens aéreas diminuam, o que torna o destino ainda mais atrativo. 

De acordo com informações do portal Alagoas 24 horas, Maceió ganhará oito novos voos extras anunciados pela companhia aérea Azul. Além disso, ainda no segundo semestre de 2019, a GOL Linhas Aéreas irá incluir seis novos voos para Maceió a partir do Aeroporto de Garulhos (SP).

Ademais, o G1 aponta a redução do imposto sobre o valor do querosene de aviação (QAV) de 12% para até 5% em Alagoas. Com essa medida, a Gol sinalizou aumento de 25% das operações no estado até o fim deste ano.

 

Sobre o estudo

A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens começou a ser feita em 2019. A perspectiva é que ela seja realizada a cada seis meses pelo Ministério do Turismo. Seu intuito é avaliar o desempenho de agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor para diversos períodos do ano.


Viu só? Com o investimento no turismo em Alagoas, a tendência é que o destino se torne ainda mais atrativo. Você já conhece? Quer visitar? Fique de olho, pois o que já é bom ficará ainda melhor com os investimentos previstos. Se você gostou de saber das informações desse texto, assine nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades!