Cultura alagoanaPasseios em Alagoas

Alagoas, terra dos marechais: entenda a participação dos alagoanos na história do Brasil

By 3 de agosto de 2019 setembro 4th, 2019 No Comments
Memorial à República - Maceió Jaraguá Museus
Os dois primeiros presidentes do país nasceram em Alagoas. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

Alagoas é considerada a terra dos marechais. Afinal, é a terra natal dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, os dois primeiros presidentes. Por isso, uma série de fatos históricos e alguns pontos turísticos no estado prestam homenagem aos destemidos marechais de Alagoas. 

Desse modo, para comemorar a Independência da República, selecionamos os principais fatos e locais que você precisa conhecer sobre o berço da república federativa do Brasil!

 

O primeiro presidente do Brasil é alagoano

O marechal que proclamou a república no Brasil, cujo fato histórico é hoje feriado nacional, nasceu na cidade que hoje possui seu nome. Autor do célebre brado às margens do Rio Ipiranga, Manuel Deodoro da Fonseca nasceu no dia 5 de agosto de 1827 e, desde os 16 anos, estudos em escolas militares.

Ele foi um membro ilustre do exército brasileiro em conflitos como a Revolução Praieira, a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e, por fim, da Guerra do Paraguai.

Após sua colaboração nesses combates, Marechal Deodoro governou a província do Rio Grande do Sul em 1885. Além disso, foi líder do movimento antiescravista do exército brasileiro. 

 

O segundo presidente também nasceu em Alagoas

Floriano Peixoto nasceu e cresceu no humilde povoado de Ipioca, hoje bairro de Maceió. O segundo presidente do país, que assumiu o comando do Brasil após Marechal Deodoro da Fonseca, também era marechal. 

Ele frequentou escolas militares e participou de diversos combates pelo exército brasileiro. Conhecido como “Marechal de Ferro”, Floriano teve um governo marcado por decisões que dividiram opiniões. Entretanto, seu legado é comemorado com diversas homenagens em Alagoas.

 

Terra dos Marechais: museus, monumentos e pontos turísticos

A cidade que leva o nome do primeiro presidente do país, Marechal Deodoro, fica localizada na região metropolitana de Maceió. Como foi a primeira capital do estado, o local possui bastante da história alagoana. 

 

Casa Museu de Marechal Deodoro

Casa Museu de Marechal Deodoro - Terra dos Marechais

Foto: Wesley Menegari

Além de uma série de igrejas, ruas e prédios históricos, em Marechal Deodoro é possível  conhecer a casa onde o primeiro presidente morou. 

Transformada em museu, a residência abriga fotografias, móveis, um busto da mãe de Marechal Deodoro e outras peças que foram usadas pelo marechal e sua família enquanto ele morou no local.

 

Horário: todos os dias, das 8h às 14h.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, s/n – Centro

Contato: (82) 3263-2600

 

Memorial à República

Terra dos Marechais - Memorial da República, em Maceió Jaraguá

Foto: Reprodução / Wikipedia

Maceió possui um museu construído para contar a história da república. À beira-mar de Pajuçara, o Memorial à República é um espaço que conta, através de imagens e peças históricas, a história dos primeiros presidentes do país e o porquê de Alagoas ser considerada a terra dos Marechais.

Além disso, o local tem como pano de fundo uma vista panorâmica do mar da Pajuçara. Já na parte de cima, o memorial possui mastros com as 27 bandeiras dos estados brasileiros.

 

Horário: terça a domingo, das 9h às 17h

Endereço: Av. da Paz, s/n – Jaraguá

Contato: (82) 3315-7869

 

Ipioca

Terra dos Marechais - Alto de Ipioca

Foto: Wesley Menegari

No Alto de Ipioca, onde Floriano Peixoto nasceu, há prédios públicos e monumentos batizados em homenagem a ele. 

Além da praça que possui um busto de Floriano Peixoto, você pode passar no mirante de Ipioca, que é um espetáculo à parte, e conferir o clube social. Tudo isso fica em torno da praça. 

Aliás, o bairro por si só é um charme à parte: além de toda a história em torno dele, a praia de lá é uma das mais belas do litoral maceioense.


Viu por que Alagoas é considerada o berço da república e a terra dos Marechais? Além de belas praias e outras belezas naturais, o estado também é peça importante na história do país! Se você gostou deste artigo, assine nossa newsletter para conferir mais novidades e curiosidades de Maceió e Alagoas!