Dicas de viagemNovidadesPasseios em Alagoas

Ecoturismo em Alagoas: 5 lugares com trilhas e cachoeiras incríveis

By 15 de outubro de 2019 dezembro 2nd, 2019 No Comments
Ecoturismo em Alagoas
Foto: Wesley Menegari
Ecoturismo em Alagoas

Foto: Wesley Menegari – Reprodução

Já pensou em praticar ecoturismo em Alagoas? Então, essa é a alternativa ideal para quem quer conhecer ainda mais dessa terra. Terra que além de tudo é uma das rotas mais cobiçadas por quem curte os esportes de aventura.

Rios, cachoeiras, matas e mais uma série de belezas naturais preservadas, além das nossas praias, que você não pode deixar de conhecer! 

Acompanhe no post abaixo cinco desses lugares incríveis de ecoturismo em Alagoas e os adicione ao seu roteiro de descobertas em nosso estado!

 

Cachoeira do Anel

A 105 km da capital Maceió, a famosa Cachoeira do Anel é um paraíso escondido em Viçosa, município do interior de Alagoas. Mesmo localizada em área particular, o acesso a cachoeira é gratuito. O local é rústico e totalmente natural, uma vez que não possui estrutura turística. 

Escondida em meio a Mata atlântica, a natureza que envolve a área é simplesmente deslumbrante. Você pode fazer, além de pequenas trilhas, a prática do rapel. Além disso, plantas, flores tropicais, pedras gigantescas e peixinhos te esperam por lá!

 

Trilha de Santa Rita

Em meio a pequena cidade de Boca da Mata está a Trilha de Santa Rita, um caminho ideal para aqueles que gostam de esportes de aventura! A rota leva os andarilhos até o topo de uma serra, também de nome Santa Rita, que tem como ponto final um encontro de bicas. 

Como uma piscina natural, esse encontro forma um lindo “Banho Azul”, como é conhecido na região. O esforço feito no caminho é com certeza recompensado ao chegar por lá! 

 

Cachoeira da Tiririca

Também no interior de Alagoas, na cidade de Murici, está localizada a Cachoeira da Tiririca! Famosa por suas águas geladinhas e seu cenário fascinante, a área faz parte do santuário ecológico da Fazenda Boa Sorte. Além da cachoeira, a área preserva também árvores e aves remanescentes da Mata Atlântica. 

Entre as atividades de lazer no local estão piscina, cavalgada, dois açudes e área favorável para a prática do rapel. No entanto, para a prática é importante que você possua  e leve o equipamento necessário. 

 

Trilha do Visgueiro

Se a proposta é ir além das praias, a Trilha do Visgueiro é o roteiro ideal! Uma alternativa diferente para quem visita a cidade de Maragogi, que tem a fama de ser o “Caribe Brasileiro”. Por lá, árvores gigantescas e centenárias são o centro das atenções, além de uma grande variedade de plantas nativas.

Ademais, no entorno também é possível encontrar artesãs confeccionando carteiras, bolsas e objetos de decoração com fibra de bananeira. Além disso, o roteiro conta com outras 23 paradas compostas por empreendimentos da agricultura familiar.

 

Cachoeira da Geladeira

Por fim, como o próprio nome já anuncia, é hora de desfrutar de águas ainda mais frias! A Cachoeira da Geladeira fica na Barra de São Miguel e suas águas cristalinas, em meio a uma rocha calcária, encantam os visitantes. 

As belezas da vegetação que cerca o local são uma atração à parte. Além disso, para os que se aventuram no banho, a sensação é de estar em uma hidromassagem! Desse modo, a cachoeira se tornou a rota ideal para quem quer se desligar em meio a natureza. 

Viu só? O Ecoturismo em Alagoas também pode ser uma ótima alternativa para o seu roteiro no estado. Não deixe de conferir nossas dicas de perto. Você também pode conferir outros conteúdos como este em nosso blog!