Culinária alagoanaNovidades

Pratos quilombolas: conheça 5 produzidos em Alagoas

By 4 de novembro de 2019 dezembro 2nd, 2019 No Comments
Pratos quilombolas

 

Assim como na cultura, a culinária alagoana é composta por diversas influências. Isso pode ser facilmente notado em pratos quilombolas, que são um dos tesouros do povo alagoano. 

Para sentir isso basta passear por qualquer canto do estado para reparar que restaurantes e cardápios passeiam por vários continentes e regiões. Porém, as raízes quilombolas sempre estão presentes, seja em pratos ou no uso de temperos. 

Para entender um pouco mais desta riquíssima culinária e quais pratos originalmente quilombolas você pode encontrar em Alagoas, confira este texto!

Feijoada

A feijoada é o prato quilombola mais famoso. Afinal, além de ter cruzado a barreira social, é um dos referenciais quando se fala em culinária brasileira. O feijão preto, elemento principal do prato, é originário da América do Sul. A farinha, acompanhante indispensável da feijoada, também é natural das Américas e até mesmo os adicionais de carne suína foram incrementados por aqui. 

Em Alagoas, além dos pedaços de carne suína, a feijoada também leva charque e carne de sol em algumas receitas. Ademais, vale lembrar que por aqui também é mais comum encontrar feijoadas com poucas partes do corpo do porco, na maioria das receitas apenas a linguiça e o bacon entram. 

Clique aqui e veja onde encontrar feijoada em Maceió.

Pituzada

Cidades litorâneas têm para si o privilégio de ser o berço para a criação de frutos do mar. O paraíso das águas sabe bem como desfrutar disso! Por aqui, diversos pratos trazem a matéria-prima em destaque, e esse é o caso da famosa pituzada. 

O prato leva leite de coco, ingrediente indispensável em muitas receitas com frutos do mar. Aqui em Alagoas, a pituzada é acompanhada com arroz e pirão feito do caldinho que fica do cozimento do crustáceo.

Clique aqui e veja onde encontrar pituzada em Maceió.

Inhame

Apesar do nome não muito popular em outros lugares, como no sul, por aqui o inhame é bem famoso e querido na mesa dos alagoanos. Ele, assim como a macaxeira e a batata doce, sempre está presente na alimentação dos nordestinos e vai bem com todo tipo de acompanhamento. 

Carne de sol, galinha guisada, linguiça calabresa, ovo ou até mesmo com manteiga pincelada, o inhame é servido como café da manhã e jantar e, com exceção àqueles que realmente não simpatizam com a iguaria, é de deixar todo mundo satisfeito.

Clique aqui e veja onde encontrar inhame em Maceió.

Acarajé 

Tradicionalmente baiano, o queridinho acarajé, também de raízes africanas, é bastante procurado em nosso estado. A receita que leva feijão-fradinho, cebola e sal, fritos no azeite de dendê é super temperada e bem recheada com vatapá, caruru, camarão e legumes. 

Diferentemente do inhame, o quitute vai bem em qualquer horário do dia para boa parte dos nordestinos em geral. Há quem dispense o prato no café da manhã por ser considerado pesado, mas chegada a noite ele é quase que irresistível! 

Ele pode ser encontrado nos restaurantes de comida regional ou especializados em frutos do mar e em carrinhos de ambulantes espalhados pela cidade.

Clique aqui e veja onde encontrar acarajé em Maceió.

Galinhada com quiabo

Por fim, um outro ingrediente muito famoso na culinária nordestina que também é de origem africana: o quiabo! Mais do que um simples elemento nos pratos, o quiabo tem todo um peso quando se fala em tradições africanas. Isso porque até hoje o legume é usado em rituais das festas religiosas de matriz africana. 

E como todo bom prato produzido no Brasil, a galinhada com quiabo também é feita de uma junção de culturas, já que as galinhas foram trazidas ao país pelos portugueses. O  prato é saboroso e suculento, vale a pena experimentar! 

Clique aqui e veja onde encontrar galinhada com quiabo em Maceió.

Ficou com água na boca? Então não deixe de conferir e se deliciar com os pratos quilombolas em Alagoas. Aproveite para assinar nossa newsletter e conferir mais dicas de culinária e passeios em Alagoas.