Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Cultura alagoanaNovidades

5 artistas alagoanos contemporâneos para conhecer e apreciar

By 10 de fevereiro de 2021 março 10th, 2021 No Comments
artistas alagoanos contemporâneos

 

Personalidade, criatividade e ousadia marcam o estilo contemporâneo de fazer arte. Um modelo que aposta na liberdade de ideias, traços e formas. Reinventando a realidade para diferentes pontos de vista.  Apresentando desse modo, variadas expressões artísticas que vão além de estética. Convidando o observador a uma reflexão de diversos temas.

Sendo assim, nossa terra certamente não poderia ficar de fora. Afinal, a cada novo olhar para nosso estado, um novo amor. Inspiração não falta e isso os artistas alagoanos contemporâneos já descobriram há um bom tempo! 

Neste post você vai conhecer 5 desses artistas. Além de entender como tornam nosso estado ainda mais rico com figuras reais, traços marcantes e formas abstratas. Acompanhe!

1. Pedro Lucena 

O ilustrador Pedro Lucena é um dos mais conhecidos artistas do estado dentro do cenário contemporâneo. Mestre em desenhos que reúnem ricos detalhes e muito significado.

Pedro busca aplicar o máximo de expressões e simbologias em suas obras. No entanto, ele não para por aí! O artista também varia em composições com aquarela, lápis de cor e aquarelado, giz de cera, tinta acrílica e nanquim. Ainda que sua principal marca sejam as obras feitas predominantemente em preto e branco.

Ademais, outro ponto especial são as crianças para as quais Pedro dá aula. Uma fonte rica de contribuição para a essência do artista e para as características de seus desenhos. Nelas, ele encontra a naturalidade expressiva e a liberdade para seu processo criativo. 

 

2. Suel Cordeiro

Seguindo com a lista, o artista plástico Suel Cordeiro é um dos protagonistas dentro do cenário artístico alagoano. Principalmente quando o assunto é personalidade nas obras que assina. 

Ele apresenta o “desconhecido” que não deve ser necessariamente assustador embora seja desafiador. Com cores fortes e figuras conhecidas do cotidiano. Buscando sempre explorar o máximo de liberdade que a arte permite.

Dessa forma, em sua arte, promove o pensamento e a análise sobre outras perspectivas. Um significado particular para cada apreciador, ao se deparar com a entrega feita pelo artista.

 

3. Didi Magalhães

Produtora cultural e artista visual, Didi Magalhães é formada em design de interiores. Além de ser fascinada por objetos de arte e mobiliário.  É também dona do Galpão 422, um dos espaços de mostra de arte na capital Maceió. 

Nas mãos de Didi, tudo vira arte e se transforma em tela. Paredes, painéis, mesas, vasos, bancos e quadros… O ideal é deixar as diversas expressões de arte terem o máximo de liberdade para se apresentar. Com contraste de cores e a perfeita simetria de diferentes formas nos mais variados locais e tamanhos.

4. Herbert Loureiro 

Regionalismo, cores fortes e muita personalidade. São as características que estampam as obras de Herbert Loureiro, ou Herbie. Um artista alagoano residente em São Paulo. 

Hoje é comum ver o nome do artista assinando roupas e objetos decorativos.  Sendo encontrado em marcas famosas de diferentes departamentos, como a Farm e a Tokstok. 

Ademais, Herbert exala essência a cada nova peça. Tendo a moda, a música e suas raízes como principais aspectos de seu processo criativo. Caraterística que só impulsiona sua carreira. Além de conquistar um número cada vez maior de apreciadores. 

5. Heway Verçosa

Por fim, Heway Verçosa é um dos mais novos e promissores talentos entre os artistas alagoanos contemporâneos. Teve sua paixão pela arte inspirada desde muito cedo. No entanto, acabou se formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas. O que ainda assim para o artista, só contribuiu para a sua construção na área.

Heway esteve sempre cercado de boas referências.  Sobrinho de tias artesãs, apaixonadas pelo bordado e pela costura. Bem como de tios que dão vida a peças produzidas com madeira, ferro e outros elementos.

Ademais, foi também ainda criança que aprendeu a gostar dos elementos naturais com o avô . Especialmente as plantas, que são marcantes em suas obras. 

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo e a história dos artistas alagoanos contemporâneos? Então não deixe de conferir um pouco mais sobre vários outros tesouros no site do projeto. Ele reúne obras e personalidades da arte contemporânea do estado. 

 

Além disso, continue acompanhando outras curiosidades e riquezas do paraíso das águas em nosso blog! Aqui tem sempre uma novidade esperando para ser descoberta por você.