Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Cultura alagoanaDicas de viagemNovidadesPasseios em Alagoas

Turismo sacro: conheça as principais igrejas históricas de Alagoas

By 15 de fevereiro de 2021 março 12th, 2021 No Comments
Turismo Sacro

 

Alagoas sem dúvidas é um estado rico em cultura. Recheado de belezas, histórias, tradição, sabores, cores, talentos, crenças… Atributos que refletem as características de um povo guerreiro, acolhedor e cheio de fé. Desse modo, muitos dos pontos turísticos do estado reúnem boa parte dessa mistura, como é o caso do turismo sacro. 

Igrejas históricas, cercadas por muita beleza e repletas de histórias. Algumas delas se misturam até com a formação do estado. Uma experiência de visitação que vai além das crenças. Indo além de qualquer primeira impressão do ambiente. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o turismo sacro? Neste post você vai conferir algumas das principais do estado. Além de entender porque você não pode deixar passar batido em seu roteiro em Alagoas. Acompanhe abaixo! 

 

Catedral Metropolitana de Maceió

A notória Catedral em meio ao agitado Centro de Maceió chama atenção por sua grandiosidade em beleza e histórias. Visto que, ela foi um dos condutores de desenvolvimento da cidade na época de sua emancipação política. Assim como a cidade lutava pela divisão de Pernambuco em 1817, a diocese também buscava a separação do município vizinho. 

O principal templo católico da cidade possui uma mistura de estilos. Desse modo, encanta os visitantes pelo tamanho da igreja e a riqueza de detalhes em seu altar mor. 

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Pretos

Bem próxima a Matriz, a Igreja do Rosário também é bastante conhecida na cidade assim como a Catedral. Construída por negros escravizados, sem recursos e em etapas é visualmente discreta. Apesar do seu tamanho e das histórias que a cercam,

Alguns vestígios de sua estrutura simples inclusive são feitos com os cacos de prato das famílias dos senhores. Devido aos traços delicados e o requinte das peças, foram vistos como azulejos durante muitos anos.

 

Igreja de Nossa Senhora das Correntes 

Uma das construções mais importantes da histórica cidade de Penedo é a Igreja de Nossa Senhora das Correntes. Localizada nas extremidades do Litoral Sul de Alagoas. Pintada a ouro, ela está entre uma das igrejas mais bonitas do mundo. 

Foi tombada como patrimônio histórico do estado pelo IPHAN 1996. Além disso, costumava receber apenas visitantes ilustres na época de sua fundação. Como por exemplo o imperador Dom Pedro II em uma de suas passagens pela cidade. 

 

Igreja de Santa Maria Madalena 

Na também histórica Marechal Deodoro, a Igreja de Santa Maria Madalena reúne diferentes estilos arquitetônicos. Ao seu lado, está o Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas, abrigado no Convento de São Francisco. 

O rico acervo documental, bibliográfico e documental reúne desse modo, arte e religião em um só lugar. Com peças raras que foram resgatadas por inúmeros historiadores ao longo dos anos.

As peças não só realçam os aspectos religiosos como também parte da cultura e da história da própria cidade que foi a primeira capital do estado. 

 

Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo

Por fim, seguindo pelo litoral norte na rota mais cobiçada do estado nos últimos anos, está a Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo. 

Na pequena igrejinha do município de São Miguel dos Milagres, portugueses, negros escravizados e indígenas resolveram fazer seu refúgio.  Ela é a terceira entre as igrejas mais antigas do estado e tem em seu acervo imagens feitas com madeira portuguesa, trazida pelos refugiados. 

 

Afinal, pronto para embarcar em uma viagem rumo aos destinos históricos do turismo sacro do estado? Então não perca tempo e conheça outros pontos turísticos da região em nosso blog